-->

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

CBF confirma jogos das Eliminatórias em Fortaleza e Salvador neste ano

O coordenador da CBF, Gilmar Rinaldi, confirmou que Fortaleza e Salvador serão as sedes das partidas contra Venezuela e Peru, em outubro e novembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O blog Bastidores FC havia antecipado a informação (leia aqui). A entidade quer, neste início do torneio, o apoio incondicional do torcedor. Por isso, escolheu cidades onde normalmente a seleção brasileira costuma ser bem recebida.

A partir do momento em que a Conmebol não levou adiante a ideia de cada seleção atuar numa sede fixa (duas cidades no caso do Brasil), a CBF passou a receber lobby intenso de federações interessadas em receber partidas. A Bahia, por exemplo, fez a solicitação em maio.

Dunga e Gilmar Rinaldi participaram da decisão. A tendência é que, quando a Seleção estiver melhor e com maior respaldo do público, as partidas se espalhem por outras regiões do país.

– O planejamento é pensarmos tecnicamente. Lógico que ficar perto do torcedor é importante, sabemos o momento que a Seleção está vivendo e as dificuldades que há nas Eliminatórias. Sempre foi assim, não vai ser diferente. Vamos precisar do apoio de todos. 

A ideia do treinador, aliás, é jogar no maior número possível de cidades – serão nove partidas no Brasil durante as Eliminatórias. Mas ressaltou que as decisões serão tomadas paulatinamente. 

– Passo a passo, tomaremos as decisões conforme as Eliminatórias. O Brasil, pela qualidade dos jogadores, tem que jogar em todas as cidades possíveis, porque é um continente. Não vamos poder agradar a todos, são poucos jogos. Queremos ter o apoio e retribuir com vitórias e bons jogos para que o torcedor saia feliz do estádio – completou. 

A Seleção estreia nas eliminatórias em outubro, mas as datas ainda não foram definidas. No mês, a equipe enfrentará o Chile, em Santiago, e a Venezuela, em Fortaleza. Em novembro, pegará a Argentina fora de casa e o Peru, em Salvador. 

Antes, em setembro, o time de Dunga jogará amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos.

Globo Esporte/CE