-->

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Tribunal de Justiça chamará 80 juízes para atender a cidades pequenas do Ceará

Entre agosto e setembro deste ano, 40 serão deslocados para os municípios de menor porte. Em janeiro, mais 40 vão ser chamados


O interior do estado carece com magistrados. Devido a pequena quantidade, nesta terça-feira (30), o Tribunal de Justiça divulga os 80 juízes que assumirão vagas em diversas cidades do Ceará. Entre agosto e setembro deste ano, 40 serão deslocados para os municípios de menor porte. Em janeiro, mais 40 vão ser chamados.

Segundo Kléber de Castro, juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, a divisão será feita diante a demanda da comarca.

“A preferência vai ser dada para comarcas de trânsito inicial. A carreira de juiz começa na instância inicial, depois instância intermediária e, enfim, a instância final, que é a capital e cidades maiores. A inicial são municípios de menor porte. Basicamente, hoje, a maioria desses municípios estÁ com cargos vagos, e os novos magistrados ingressarão exatamente nessas vagas. Por isso há necessidade maior de provimento desses cargos”, indicou.

Uma comarca nunca fica sem juiz, é o que alerta Kléber. Caso o cargo esteja vago, o responsável da cidade mais próxima fica respondendo pela comarca.

“O magistrado não estar presente todos os dias pode ser um problema, pois só consegue ir uma ou duas vezes por semana, assim acaba tendo um prejuízo”, finalizou. A contratação irá gerar uma despesa de R$ 5,5 milhões ao estado somente em 2015. Os recursos já estão previstos no orçamento.


Tribuna do Ceará