-->

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Justiça eleitoral nega pedido de cassação de prefeito de Barbalha

A Justiça eleitoral negou nesta terça, 28, o pedido de cassação feito contra o prefeito de Barbalha, José Leite Gonçalves Cruz (PT), bem como de sua vice, Maria Betilde Sampaio Correia (sem partido, anteriormente no PMDB). O pedido, feito pela coligação "Barbalha do Povo", derrotada pelo petista na última eleição, acusava o prefeito de, durante a campanha, ter abusado de poder econômico. 

José Leite já havia sido condenado em primeira instância pela acusação. A Justiça considerou que ele veiculou programas radiofônicos para beneficiar sua candidatura fora do período permitido. O petista foi condenado a pagar multa de mais de R$300 mil. Nem situação e nem oposição ficaram satisfeitos. Os dois tentam reformar a decisão.

A Justiça acabou acolhendo os argumentos do petista, ao menos parcialmente. Apesar de concluir que, ao contrário do que alegava a defesa, os programas em questão foram vinculados durante período irregular, o Tribunal Regional Eleitoral afirmou isso não foi relevante no resultado da disputa. A multa foi reduzida para cerca de R$100 mil reais.

Não foi possível entrar em contato com José Leite.


O POVO Online, com informações de Amaury Alencar e Carlos Mazza