-->

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Governadores reclamam que só são chamados em momentos de crise

Governadores começam a desembarcar em Brasília para o encontro marcado com a presidente Dilma Rousseff, logo mais às 16h no Palácio do Planalto. A reunião acontece exatamente às vésperas do fim do recesso parlamentar, onde a petista vai tentar recompor sua maioria no Congresso, em meio à crise política e econômica.

O governo aposta na influência dos governadores sobre parlamentares de seus estados, principalmente para barrar a aprovação de projetos que elevem gastos públicos, num pacto de governabilidade. Preocupados com a situação que impacta os estados, os governadores se dizem dispostos a colaborar e duscutir uma pauta de interesse nacional. Eles esperam que sejam consideradas sugestões já feitas para minimizar os efeitos da crise.

Os governadores reclamam que só são chamados pelo Palácio do Planalto em momentos de crise. Esperam que Dilma não repita o que fez em junho de 2013, no auge dos protestos, quando chamou governadores e prefeitos de capitais para uma reunião e os usou como plateia para anunciar cinco “pactos nacionais”, incluindo a convocação de um plebiscito sobre reforma política.

Leia mais sobre esse assunto em O Globo