-->

sábado, 25 de julho de 2015

Em Russas: Carro pipa derrama água em carnaúba morta, mas comunidade de Lagoa Grande sofre com sede


Na quinta-feira, 23 de julho, o vereador Paulo Santiago, líder da oposição no parlamento municipal de Russas, mais uma vez fez uso da imprensa local para denunciar os desmandos da administração Araújo Torquato, que tem como representante prefeito Weber Araújo, assim como reivindicar do poder público, que leve a sério o problema da falta de água na comunidade sede do distrito de Lagoa Grande.   

Ele informou que, na quarta-feira (21), recebeu em sua residência no centro da cidade a visita de duas senhoras que ali estavam representando o Distrito de Lagoa Grande. Nessa visita, as mães de família mais uma vez relataram o problema da água e a falta de ações do governo municipal no sentido de amenizar o flagelo das pessoas que não tem meios próprios para adquirir o líquido vital à todos, “água”.
  
Em tempos de chuvas regulares, as comunidades são abastecidas mesmo de forma precária por três açudes, do Assentamento Croata Jandaira, Assentamento Mundo Novo e do Divertido, mais em períodos longos de estiagem, todo o povoado se vale de um Poço Profundo e com um dessalinizador comunitário, o do abastecimento desumano por carros pipas.


Segundo ele, o problema é que, já faz um ano que o dessalinizador está quebrado. A administração promete mais não atende as queixas da comunidade. Depois de pequeno levante popular a gestão até trocou algumas lâmpadas e luminárias que não ascendiam, mas no que se refere a melhorias no abastecimento de água, nada foi feito, o que deixa claro que o abastecimento de água da Lagoa Grande não é uma prioridade para o prefeito Weber.

Continuando, o parlamentar destacou que uma vez por semana, o carro pipa doado pelo PAC,  colocava 6 carradas de água do canal do trabalhador para atender toda a comunidade, e que mesmo imprópria para o consumo humano, servia para uso doméstico e asseio das pessoas. Mais esse abastecimento também estava suspenso a 17 dias, pois o caminhão está sem pneus e o DASC, comunicou a comunidade que não existe previsão de quando o mesmo retornará a levar água a comunidade.

Por outro lado, ele comentou que todo cidadão percebe que diariamente os carros pipas contratados pelo município derramam carradas nos pés de carnaúbas das Praças e Avenidas, inclusive naquelas que já morreram, que leva a crer, que para a administração Araújo Torquato, as carnaúbas mortas nas praças, valem mais que toda a população do distrito de Lagoa Grande, pois para essa gestão a prioridade é melhorar o visual, pintar, trocar lâmpadas, recuperar calçamentos. Já Cuidar bem das Pessoas, não passa de falso Marketing.  

Entendendo que fazer o abastecimento hoje e faltar recursos para dar continuidade não vai resolver o problema, Paulo se comprometeu com a comunidade, em recuperar o velho dessalinizador, dizendo que já entrou em contato com o Tenente Guedes, e este disponibilizará  o material necessário para restaurar o motor elétrico que está queimado, novas membranas para substituir as que já estão sem utilidade no equipamento, além de recuperar a armação e a base do dessalinizador.

O poço existente tem uma vasão de 8.000 litros de água salgada por hora, o que pode ser revertido em 1.200 litros de água doce por hora, ou seja 60 baldes, 20 litros. Se o funcionamento for de 10 horas, serão 300 garrafões de água doce por dia resolvendo de vez o problema com a água para beber.

É preciso que a administração que fala em cuidar das pessoas realmente trate bem as pessoas de Russas, e que mesmo estando construindo ou recuperando cerca de 8 praças, busque também recursos e convênios para socorrer os munícipes pois no estado e na união, também tem recursos para amparar o homem do campo e não apenas para embelezar a cidade.

Por Arnaldo Freitas
Fonte: tv jaguar