-->

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Catador é fuzilado no Carandiru da Avenida Francisco Sá


Um crime de morte ocorrido no fim da noite de quinta-feira (30), na zona Oeste de Fortaleza, mobilizou policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa  (DHPP) e várias patrulhas da Polícia Militar para a Avenida Francisco Sá. Ali, um homem foi executado com tiros à queima-roupa enquanto se alimentava. Tratava-se de um catador de produtos recicláveis.

O homicídio ocorreu por volta de 22 horas, nas proximidades do Carandiru, como ficou conhecido  um conjunto de apartamentos  populares do programa “Minha Casa, minha vida”, no bairro Jardim Iracema. A vítima, que não portava documentos, era conhecida apenas por Luizinho ou “Cabeludo”.

Segundo apurou a Polícia Militar, o catador estava ao lado de sua carroça. Ele comia um churrasquinho de frango quando foi surpreendido por dois homens e executado com dois tiros. Conforme o perito criminal Antoniel Lima, da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), foram dois disparos, sendo um na cabeça e outro no pescoço. O homem teve morte imediata.

“Cabeludo” morava no bairro Pirambu, mas circulava por várias comunidades da zona Oeste em busca de recolher produtos recicláveis, como garrafas plásticas, para vendê-los em um ponto de recolhimento desse tipo de material reaproveitável. Ainda de acordo com o relato de testemunhas do crime, os dois assassinos fugiram em uma moto modelo Bros, preta.

Quarto
Este foi o quarto caso de assassinato na Área Integrada de Segurança Um (AIS), que compreende os bairros da zona Oeste de Fortaleza,  em menos de uma semana. Na tarde do último sábado (25), por volta de 13h35, uma jovem, identificada como Fabiana Jerônimo de Brito, foi morto, a tiros, na Rua Dom Quintino, no bairro Pirambu.

Em seguida, no domingo (26), Filemon Rodrigues Cardoso foi assassinado, também a tiros, na Rua São Sebastião, bairro Presidente Kennedy. E na segunda-feira (27), um jovem, identificado somente por Eduardo, tombou morto depois de baleado na porta de casa, na Travessa Canário,  na Barra do Ceará.

Redução
A AIS-1 tem se destacado na queda brusca dos casos de  Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), que são os homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. 
O trabalho intenso das 1ª, 2ª e 3ª Companhias do 5º BPM, com constantes e diárias operações de blitz desarmamento,  têm refletido na queda dos assassinatos.

As operações estão sendo feitas com o apoio de outros órgãos, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Detran e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, resultando na apreensão de aparelhos sonoros (paredões) e em veículos irregulares, a maioria motocicletas usadas em crimes de assalto (roubo) e homicídio.

Blog do Fernando Ribeiro