-->

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Vereadores denunciam fraude da Carnaúba em Russas


Carnaubeira, ou (Copernicia prunífera), também chamada de carnaíba, é uma árvore da família arecaceae endêmica do semiárido do Nordeste. Árvore símbolo do Ceará, conhecida como "árvore da vida", oferece uma infinidade de usos ao homem. As raízes têm uso medicinal, os frutos são ricos em nutrientes, o tronco é madeira para construções e as palhas servem para artesanato, adubo e extração da cera de carnaúba.
Os carnaubais predominam nas planícies aluviais dos principais Rios do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Bahia. Em virtude da desvalorização da cera da carnaúba, o carnaubal voltou a ser desmatado para a introdução de outras atividades econômicas. Talvez por esse motivo, a Prefeitura de Russas, esta lotando Praças e Avenidas da cidade com a planta nativa das várzeas Russanas e Jaguaribana.

Até aí tudo bem. O problema é que, segundo a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Russas, o preço final fixado de R$ 507,00 (quinhentos e sete reais), por unidade plantada nas praças e avenidas, como foi confirmado pelo vereador Haroldo Torquato, era um valor muito alto a se pagar pela prefeitura de Russas, por uma àrvore que tem em abundância em Russas.
Nesse tocante, enquanto fazia uso da tribuna na sessão ordinária de terça- feira, 02 de Junho, o vereador Nathizael Gonçalves denunciou que mesmo pagando tanto por cada planta, o translado é feito em veículos da Prefeitura, assim como, o plantio e irrigação é feito pelos funcionários do município. Marcos Estácio ressaltou que algumas daquelas plantas, são doações de Russanos. O vereador João Paulo lamentou, que uma fortuna fosse supostamente gasta com carnaúba, enquanto pessoas sofrem com sede nas comunidades da região da mata.
O questionamento dos vereadores é: considerando que são os próprios servidores da prefeitura de Russas que fazem o transporte, o plantio e a irrigação das carnaúbas, considerando também, segundo o vereador, se não todas, mais muitas daquelas árvores são doações de proprietários rurais de Russas, e nenhuma empresa foi vista executando aquele serviço. Para onde está sendo direcionado os R$507,00 pagos por cada carnaúba.
Sendo uma imprensa democrática e imparcial que busca mostrar as duas versões da história, disponibilizamos ao prefeito Weber Araújo e seus assessores, o mesmo espaço para esclarecer  os fatos e se defender das acusações feitas contra ele na câmara de vereadores.
Por Arnaldo Freitas 
Fonte: TV Jaguar