-->

sábado, 27 de junho de 2015

Pescadores buscam governo para solucionar mortandade de peixes no Castanhão


Produtores de peixe do município de Jaguaribara tem reunião marcada na tarde desta sexta-feira com o governador Camilo Santana, com o objetivo de pedir soluções para a crescente mortandade de peixes no Açude Castanhão. A denúncia foi feita no último dia 18 de junho pelo site Ceará Agora.
Já nesta sexta-feira o problema continua com o registro de mais de mil toneladas de peixes mortos retirados próximo à barragem, na manhã desta sexta-feira.  Os produtores estimam que 80% da produção de peixe foi perdida, causando prejuízos de R$ 5 milhões.
Os  pescadores acusam a  Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) de causar a morte dos peixes, ao utilizar uma válvula para liberar água para o reservatório. A Cogerh, nega a informação e afirma que o caso está sendo avaliado.
Desde o ano passado, com o agravamento da crise hídrica, alguns produtores começam a transferir viveiros para outros reservatórios do Ceará. A escassez de chuvas tem gerado problemas para o abastecimento da população, criação de animais e, prejuízos na produção de milhão e feijão.  A Barragem do Castanhão é o maior reservatório do Ceará, tem capacidade para acumular 6,8 bilhões de metros de água, mas, atualmente, está com menos de 25% dessa capacidade.

Ceará Agora