-->

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Lista com nomes de políticos acusados de receber propina causa tensão no Congresso


A delação premiada do dono das construtoras UTC e Constram, Ricardo Pessoa, publicada nesta semana na revista Veja, mostra uma lista de políticos acusado de receber propinas, através esquema de desvio de recursos da Petrobras e de outras obras públicas. 

A Procuradoria Gera da República (PGF) ja encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os primeiros pedidos de produção de provas com base na delação. 

Ricardo Pessoa relatou o envolvimento de diversas autoridades com foro privilegiado no esquema e por ter citado novos nomes, pedidos de abertura de inquéritos serão feitos pela PGR ao STF, além dos procedimentos já em curso contra dezenas de autoridades.  

Agora, a delação do empreiteiro vai ampliar a quantidade de investigados. Caberá ao procurador Geral da República, Rodrigo Janot, decidir sobre quais nomes deverão haver pedidos novos de investigação. 

LISTA:

Fernando Collor (PTB-AL), Edison Lobão (PMDB-MA), Benedito de Lira (PP-AL) e Ciro Nogueira (PP-PI), dos deputados federais Eduardo da Fonte (PP-PE) e Arthur Lira (PP-AL) e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Todos eles já são investigados no STF, por suspeitas como corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Por aparecerem na delação de Pessoa, os inquéritos abertos contra eles terão novas frentes de apuração.

Pessoa delatou ainda uma suposta pressão por recursos para a campanha de Dilma Rousseff à reeleição, com citação ao nome do tesoureiro da campanha, o atual ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Edinho Silva. O dono da UTC também afirmou ter havido caixa dois na campanha de Lula em 2006.


Veja