-->

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Estado terá maior parque de energia solar da América Latina em Pindoretama

Maior usina solar no Ceará

Everardo Teles, líder do Grupo Telles, celebrou ontem contrato com a empresa norte-americana Sun Edison para a imediata construção do maior parque de energia solar fotovoltaica da América Latina. Ele terá potência de 3 MW. O valor do contrato não foi revelado. O parque começará a ser construído no próximo mês de julho em Pindoretama, em uma área de quatro hectares pertencente ao Grupo Teles. A previsão é de que em um ano ele entrará em operação. Na concepção do projeto e na elaboração do contrato, o Grupo Teles teve consultoria alemã da Wolfrudiger Gerding e da Jordieter Anhalt, citadas entre as melhores do mundo na área. O parque solar do Grupo Teles terá 9.300 painéis solares que se aporão em estruturas metálicas fincadas no solo.
Grécia
Amanhã, será o dia D da Grécia. Ou sai acordo com seus credores ou a Grécia dará o calote, e aí o mundo enfrentará nova crise econômica, com graves repercussões no Brasil.
Logística
Pedro Brito, diretor de portos da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional - fará 3ª feira, 23, no auditório do Banco do Brasil, em Fortaleza, palestra no ato de lançamento do Seminário Internacional de Logística, que se realizará aqui pela décima vez no fim deste ano.
Ultrapassado
Opinião do presidente da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon), João Carlos Lima: “No Brasil o modelo de construir é ultrapassado. Aqui, ainda se usa o carrinho de mão, algo que na Austrália há 30 anos foi abandonado”. Tem razão.
DI do Cariri e zoneamento
Estão preocupados - e bote preocupação nisso - os secretários de desenvolvimento econômico das prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha com o que se passa no entorno do Distrito Industrial do Cariri, onde estão surgindo em alta velocidade vários loteamentos que farão da a área um espaço residencial - vertical e horizontal. Em 5 ou 10 anos, quando as indústrias do DI estiverem em operação, soltando fumaça pelas chaminés, haverá protestos. A culpa será das prefeituras, que neste momento não cuidam do zoneamento.
Agrícola
Com incentivos fiscais e oferta de água, o governador de Alagoas, peemedebista Renan Filho, tenta atrair a cearense Agrícola Famosa, maior produtora de melão do País que emprega 6 mil pessoas em Icapuí. No dia 22, Luiz Roberto Barcelos, da Agrícola, e Renan Filho conversarão em Maceió.
Bom
Sem crise
Lavanery Wanderley, dono das lojas Apiguana, que celebrou 50 anos de atividades, manda dizer que, nesta época de crise, abriu lojas em Messejana e no Pecém. E reinaugurou a da S. Dumont.
Ruim
Com medo
Por que, com crise ou sem crise, a maioria dos empresários do Ceará prefere fugir da imprensa, sonegando-lhe informações sobre investimentos, novos mercados e avanço tecnológico?
Livre Mercado
Ninguém segura a Azul Linhas Aéreas, que ontem foi eleita a melhor empresa aérea de baixo custo da América Latina. A Azul acaba de ganhar a disputa pelo controle acionária da TAP, a empresa aérea de Portugal. Na mesma eleição da Azul, a TAM foi reeleita a melhor latino-americana. Qual a melhor idade para aposentar-se? Aos 48 anos, como aconteceu com brilhante geração de economistas? Aos 65, tendo em vista que a perspectiva de vida do brasileiro é hoje de 76 anos? Eis o Dilema.

Fonte: Diário do Nordeste