-->

segunda-feira, 29 de junho de 2015

CE que liga Ceará ao Rio Grande do Norte encontra-se em péssimas condições para trafego e transporte

CE 356 encontra-se em péssimas condições(Foto:Junior Gonçalves)

CE 356, conhecida estrada da fruta que liga o estado do Ceará (Russas) ao Rio grande do Norte (Baraúnas), teve no início do ano o começo do seu alargamento por parte do governo do estado do Ceará, no entanto a obra esta parada. No início informações extraoficiais davam conta de que uma empresa de fabricação de cimento fez proposta de custear a obra e ter em contrapartida de 10 a 15 anos de isenção de impostos, segundo informações a proposta não foi aceita pelo governo que iniciou a obra e parou... Parou literalmente o comércio e a vida de quem precisa transitar por esta CE.
O comerciante (Dedinho) que tem sua barraca no rio da Ilhota em Russas alega ter queda de mais de 80% de clientes que vinham do Rio grande do Norte. "Antes eu recebia cerca de cinco ônibus por final de semana, agora no máximo vem 1, sem falar que os funcionários da fábrica de cimento situada na serra do vieira a 12 km vinham todos os dias almoçar aqui, e agora, não vem mais por que a viagem que durava 15 minutos passou pra quase uma hora devido a buraqueira " diz o comerciante que amarga prejuízos.
Sem falar que estudantes universitários arriscam todos os dias suas vidas quando de Russas vão a Mossoró para cursar a faculdade.
O risco é grande tanto de acidentes como de assaltos já registrados, pois os veículos vão à baixa velocidade e tem trechos que até a pé da pra acompanhar.

Assinatura para alargamento e restauração da obra
Foi assinada em outubro do ano passado, a ordem de serviço para o início das obras de restauração da Estrada da Fruta (CE-356), que liga a BR-116, em Russas, à comunidade de Bonsucesso, em Quixeré.
Com a reforma, a pista foi alargada e passou a ter 7 metros, além de 1,5m de acostamento. A rodovia foi inaugurada em 28 de janeiro de 2006 pelo então ex-governador Lúcio Alcântara, tendo sido projetada para fortalecer a fruticultura na região do Vale do Jaguaribe.
No total, a estrada possui 36 quilômetros de extensão. O custo da restauração da CE-356 foi estipulado em cerca de R$ 37.650.124,91. Estiveram presentes no ato de assinatura do documento o superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Fontenele Azevedo, deputados e políticos do Vale do Jaguaribe. A obra de restauração e alargamento ficou por conta da Construtora Luiz Costa Ltda.
*Junior Gonçalves Radialista
*Blog Erivando Lima