-->

terça-feira, 19 de maio de 2015

Policiais militares são presos suspeitos de extorsão

Três policiais militares do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) serão investigados por suspeita de extorsão. O trio foi preso nesta terça-feira, 19, no bairro Granja Portugal - área diferente de onde estavam escalados. Segundo o tenente-coronel Rogério Nascimento, comandante do 17° BPM, eles foram levados para Comando de Policiamento da Capital (CPC).

De acordo com o militar, houve uma denúncia de "abandono de posto" por parte dos três PMs. Eles estavam escalados para o serviço no bairro Pici, mas se encontravam na Granja Portugal.

Conforme o tenente-coronel Nascimento, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) e a Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar do Ceará (Coin) receberam a denúncia e identificaram os três policiais militares fora do posto de serviço, em uma casa na Granja Portugal. "Como eles deixaram a área, o denunciante informou que, em tese, isso poderia levar a uma extorsão. Mas, eles ainda vão ser ouvidos. Apenas o desdobramento da investigação vai dizer o que eles estavam fazendo lá", disse Nascimento ao O POVO Online.

Os policiais vão responder nas esferas penal militar e administrativa por abandono de posto. Caso seja comprovado a suposta participação do trio na extorsão, eles podem ser expulsos da Polícia Militar.

Fase de investigação
O caso envolvendo os três PMs ainda está em fase de investigação. Segundo o coronel Andrade Mendonça, relações públicas da Polícia Militar (PM), os policiais foram presos por ação suspeita, mas ainda não existem "fatos comprovados" contra o trio.

O coronel Andrade preferiu não se aprofundar tanto na ocorrência, pois, segundo ele, o comandante geral da PM, coronel Geovani Pinheiro, pediu para que não fosse manifestado nenhum juízo de valor antes da investigação do caso.

De acordo com o militar, a controladora da CGD, Socorro França, é quem vai designar os póximos passos da investigação, no âmbito administrativo. "Eles vão ficar presos no CPC, onde ficarão dispensados de suas funções e à disposição da Controladoria", comentou Andrade.

Fontes: O Povo