-->

domingo, 5 de abril de 2015

Surto de meningite provoca a interdição da Cadeia Pública de Aquiraz


Um surto de meningite foi o motivo da interdição da Cadeia Pública do município. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o bloqueio epidemiológico foi realizado imediatamente assim que a Secretaria foi informada, no intuito de conter o contágio. Foram mandados 500 comprimidos e os casos estão sendo acompanhados de perto. O primeiro preso identificado com os sintomas foi encaminhado para o Hospital São José, especializado em doenças infecciosas.

De acordo com a Secretaria de Justiça, um caso foi confirmado e outros quatro estão em suspeita, dentre esses, dois tiveram não apresentaram a doença, de acordo com exames, e um ainda está aguardando os resultados.  Ainda segundo o órgão, não existe previsão de quando a unidade será desinterditada, cabendo ao Judiciário, junto às autoridades sanitárias, decidir o momento oportuno para tanto.

Entenda a doença

A meningite é um processo inflamatório nas meninges, membranas que envolvem o cérebro. É transmitida pelo contato com gotas de saliva da pessoa infectada, seja por uma tosse, espirro ou até mesmo pelo contato com as barras de apoio dos ônibus. A infeccção pode ser causada por vírus, bactérias, além de fungos e parasitas. 

Fontes: Diário do Nordeste