-->

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Segundo caso de meningite é confirmado em Cadeia de Aquiraz



Mais um caso de meningite foi confirmado entre os presos da Cadeia Pública de Aquiraz. De acordo com a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), agora, são dois internos diagnosticadoscom a doença. Ambos estão em tratamento no Hospital São José de Doenças Infecciosas, em Fortaleza. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) reiterou as informações. 
O primeiro registro de meningite no local foi detectado neste fim de semana. No último domingo (5), mais quatro presos apresentaram sintomas semelhantes aos da infecção, mas três tiveram as suspeitas descartadas e apenas uma nova ocorrência foi confirmada. Desde então, segundo a Sejus, nenhum outro interno exibiu sinais da doença. 
Na manhã desta segunda, uma equipe de saúde está na Cadeia fazendo a coleta de sangue de todos os presos para análise. Conforme a Sejus, a ação é preventiva. No momento, 103 pessoas estão encarceradas no local
A Cadeia ficará interditada por sete dias para bloqueio epidemiológico. 
Entenda a doença
Segundo o Ministério da Saúde, a meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou por processos não infecciosos.
As bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido àcapacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, pela gravidade dos casos. No Brasil, é considerada doença endêmica, ou seja, casos são esperados ao longo do ano, com surtos e epidemias.
FONTE DN