-->

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Chuva de 110 milímetros causa destruição em Pentecoste


Uma chuva caída entre 16h e 17 horas de ontem, em Pentecoste, região central do Estado, causou inúmeros transtornos e destruição por toda a Cidade. O teto do ginásio coberto Carneirão foi completamente destroçado. A Prefeitura ainda contabiliza os prejuízos e afirma que  a precipitação teve uma intensidade de 110 milímetros. Até o presente instante, no entanto, essa informação não foi repassada à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que registrou apenas 62,8 mm na cidade.

> Chuvas continuam a banhar o sertão
A prefeita Maria Ivoneide Rodrigues de Moura disse há pouco ao Diário do Nordeste por telefone que convocou uma reunião com o secretariado para esta manhã a fim de avaliar a dimensão dos prejuízos. "Foi uma chuva surpreendente. Destruiu muita coisa na cidade. Além do teto do ginásio, muitas placas foram levadas. Temos notícias até de casas que desabaram parcialmente. Só mais tarde é que teremos uma dimensão dos prejuízos".

Até 9h20min, a Funceme registrou chuvas em 86 municípios cearenses entre as sete horas de ontem e sete horas desta sexta-feira. A maior delas - sem incluir ainda a de Pentecoste - foi em Bela Cruz, com 102 milímetros. Conforme a Fundação, o que ocasionou esse quadro foi o fato de "haver nuvens de chuva sobre o centro e norte do Ceará e essa nebulosidade está associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical".

Previsão

No restante do dia, teremos "nebulosidade variável com eventos de chuva no centro e norte. No sul do Estado, parcialmente nublado". Para amanhã, teremos "nebulosidade variável com chuvas no centro e norte. Nas demais regiões do Estado há possibilidade de chuva isolada".

Neste domingo, "as regiões cearenses deverão permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica que devem deixar o céu com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no centro-norte, principalmente, entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia.


Cinco maiores chuvas por Municípios no dia:

Bela Cruz: 102.0 mm

Acaraú: 56.2 mm

Reriutaba: 52.0 mm

Beberibe: 39.0 mm

Pentecoste: 36.8 mm

São Benedito: 34.0 mm

Fonte: Diário do Nordeste