-->

sábado, 14 de março de 2015

Região Metropolitana é alvo de ataques a ônibus nesta sexta-feira (13)


Quatro ônibus foram alvo de ataques, nesta sexta-feira (13), nos bairros Jardim Fluminense, Aracapé, Vicente Pinzón e em Maracanaú, no Conjunto Jatobá. O primeiro ataque aconteceu com o veículo que faz a linha Jardim Fluminense, número 346. O segundo ataque aconteceu na linha Aracapé/Parangaba, número 375, no bairro Aracapé e o terceiro já a noite, ocorreu a um ônibus da empresa Via Metro. 

No primeiro caso, o veículo trafegava na Rua Euclides Paulino Barroso e, ao realizar o retorno na Rua Guilhermino de Lima, dois homens, um armado e outro portando um galão de gasolina, interceptaram o veículo e pediram para o motorista e cobrador descerem.

Conforme o motorista, Rafael Luis, que conduzia o veículo, os suspeitos se aproximaram do ônibus, um deles com um revólver e outro com um galão de gasolina. Um deles chegou a pichar a lateral do veiculo, mas devido ao fogo rápido, ninguém conseguiu identificar a mensagem. Na mesma rua, alunos da Escola Municipal Jornalista Demócrito Dummar foram liberados mais cedo por medida de segurança.

Cerca de duas horas depois, outro coletivo foi alvo dos criminosos. Desta vez, um ônibus que fazia a linha Aracapé/Parangaba, número 375. No momento da ação não havia ninguém dentro do coletivo. O veículo estava estacionado na Rua Miguel Aragão com Rua C, no bairro Aracapé. Conforme a Polícia, neste segundo ataque, os vândalos deixaram um faixa com a mensagem "O crime", mas as chamas destruíram a mensagem deixada pelos suspeitos. 

O terceiro caso, de acordo com informações do Capitão Lima, do Corpo de Bombeiros, no Conjunto Timbó, motorista e cobrador foram ordenados a sair do ônibus e, em seguida, os dois homens atearam fogo no veículo. Após incediar, a dupla se evadiu por um matagal existente no área. 

O quarto ônibus incendiado, já à noite, fazia a linha Parangaba-Mucuripe. Ele foi destruído na Rua da Feira, no bairro Vicente Pinzón. Segundo o Cel. Francisco Souto, chefe do Comando do Policiamento da Capital, o coletivo estava parado no fim da linha. Não havia ninguém dentro do ônibus. A Polícia já identificou alguns suspeitos, mas não forneceu mais detalhes para não atrapalhar as investigações. No momento, agentes estão escoltando ônibus com itinerários próximos a algumas favelas. 

Motorista e cobrador tentaram debelar o foco do incêndio até a chegada da guarnição do Centro Avançado do Corpo de Bombeiros de Maracanaú que conseguiu debelar o fogo. Segundo o capitão, devido ao trabalho rápido dos homens do corpo de bombeiros, o ônibus foi apenas parcialmente queimado. 

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-Ce), informou, em nota, que e a categoria optou pelo recolhimento dos carros e paralisação das atividades das respectivas linhas. Caso não ocorram medidas para o combate desse quadro de violência a categoria dos motoristas e cobradores de ônibus poderá deliberar uma greve geral.

Crime em retaliação 

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Andrade Junior, o quinto ônibus incendiado, da linha Aracapé/Parangaba,  ocorreu em retaliação a prisão do homem identificado por Francinei Nobre da Silva que é suspeito de ser o mandante do primeiro ataque a ônibus no bairro Jardim das Oliveiras.

Na última terça-feira (10), cinco homens atearam fogo em um ônibus que trafegava na Rua E, próximo ao loteamento Paraíso Verde, no bairro Siqueira. De acordo com testemunhas, o grupo estava à bordo de um Pálio preto, quando interceptaram o coletivo, da linha Parque São João.

Em fevereiro, um ônibus da empresa Cearense que fazia a linha Jardim Jatobá foi incendiado por uma gangue no bairro do Grande Bom Jardim. O ataque aconteceu em represália pela morte de um integrante do grupo. Um outro caso aconteceu a um ônibus, da linha João Arruda, que foi incendiado na Rua Franco Rocha, bairro do Henrique Jorge no final do mês. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram os fios de casa próximas ao acidente.

Fonte: Diário do Nordeste