-->

terça-feira, 24 de março de 2015

PREFEITOS E SECRETÁRIOS DIZEM QUE MEC ATRASOU REPASSES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


Uma reportagem publicada na edição desta terça-feira (24) do jornal O Globo, revela que o Ministério da Educação atrasou repasses do programa Mais Educação, que busca ampliar o número de escolas em tempo integral. Essa demora na destinação das verbas já afetou o ensino superior e técnico, com problemas no Pronatec, nas universidades públicas e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, a última parcela de 2014 e a primeira de 2015 do Mais Educação não foram quitadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação (MEC) que faz os pagamentos. Paulo Ziulkoski, presidente da entidade, encaminhou ofício ontem ao FNDE cobrando explicações. A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, confirma atrasos na primeira parcela deste ano.

Segundo o MEC, os programas citados pela CNM estão em dia. Ziulkoski rebate, afirmando que apenas o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) básico de 2014, para manutenção das escolas, foi quitado em fevereiro de 2015. Mas a segunda parcela do ano passado de Mais Educação, Mais Cultura, Ensino Médio Inovador e Escola Sustentável estão atrasadas, diz ele.
fonte CN7