-->

sábado, 28 de março de 2015

Morre o educador Edgar Linhares, aos 86 anos


O educador Edgar Linhares morreu neste sábado em Fortaleza. Ele estava internado no Hospital da Unimed. O velório está sendo realizado na funerária Ethernus (rua Padre Valdevino, 1688). A missa de corpo presente será às 15h30min e o enterro, às 17h30min, no Parque da Paz.

Edgar Linhares foi professor do curso de Letras da UFC; assessor da Secretaria Geral do Ministério da Educação (MEC), entre 1979 e 1983, e membro do Conselho de Educação do Ceará desde 1987. Ele era educador há mais de 65 anos. Teve oito filhos, entre eles o presidente do Instituto Dragão do  Mar, Paulo Linhares. Ele nasceu em Santa Quitéria, município cearense a 252 quilômetros de Fortaleza.

Veja depoimento do professor Edgar Linhares publicado no caderno sobre os 50 anos do Golpe Militar


O prefeito Roberto Cláudio divulgou nota lamentando a morte do professor Edgar Linhares, ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará. "A história de vida do professor Edgar Linhares incorpora o sentido mais amplo do termo educador. Seu legado para a educação é tão essencial como a percepção de que o futuro de nossa gente e de nossa nação passa, essencialmente, pelo que fizermos de revolucionário no campo do formal e do não formal para garantir esse direito à nossa população. O professor Edgar é, efetivamente, uma referência para cada um daqueles que atuam na educação, em nosso Estado e no Pais", disse o prefeito Roberto Cláudio.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) também manifestou pesar pela morte do educador. "Sua despedida é motivo de tristeza e homenagem por todos aqueles que acreditam na educação como caminho para a emancipação humana, a ampliação de horizontes, a afirmação de direitos, a efetiva conquista da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa", destacou o secretário Guilherme Sampaio.

O secretário Municipal da Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante, também divulgou nota sobre a morte de Edgar Linhares. "Incansável na luta pelo direito à educação, deixa um legado de força e esperança para incontáveis admiradores de seu trabalho. Sua trajetória será sempre referência para todos que encaram a nobre e importante missão de educar".


O deputado federal Chico Lopes, que foi aluno de Edgar Linhares, também prestou homenagem ao educador cearense. "Edgar Linhares foi um professor muito marcante na minha vida. Devo a ele grande parte da minha decisão de ser professor. Foi uma pessoa que em mais de 60 anos de sala de aula nunca deixou de todo dia se dedicar à educação como a questão principal da vida”. 

Fonte: O Povo