-->

sábado, 21 de março de 2015

CE é 3º lugar em ranking dos acidentes de ônibus

Casos recentes de acidentes com ônibus em estradas federais, como o ocorrido com a banda de forró Garota Safada, na semana passada, alertam para o perigo que as estradas representam. No Nordeste, o Ceará é o terceiro estado no ranking de acidentes com envolvimento de ônibus, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As BRs que cortam o Estado já registraram 43 acidentes somente em 2015.
Na região, apenas os estados de Bahia e Pernambuco contabilizaram mais incidentes do que o Ceará, com 104 e 82 casos em 2015, respectivamente. Abaixo do Ceará estão os estados do Rio Grande do Norte (42), Maranhão (41), Piauí (34), Sergipe (23), Paraíba (16) e Alagoas (9). Em média, o Ceará contabiliza, por mês, 25 ocorrências com coletivos nas estradas, incluindo os incidentes em CEs.
No Brasil, o Rio de Janeiro está bem à frente dos demais estados. Com o alarmante número de 243 incidentes em 2015, o estado está no topo do ranking e é seguido por Minais Gerais, com 122 casos, e Bahia, com 104. Destino de muitos dos coletivos, São Paulo contabiliza 97 ocorrências no ano. As ocorrências com coletivos as rodovias cearenses neste ano não resultaram em morte. Os 43 acidentes deixaram seis passageiros com lesões graves, sendo quatro deles do ônibus da banda Garota Safada.
Mortes
Em relação aos óbitos, destacam-se três estados do Brasil: Minas Gerais, com 13 mortes registradas; Mato Grosso, com 11; e Santa Catarina, com nove. Além do Ceará, outros 12 estados também não registram mortes em acidentes de ônibus em 2015.
Minas Gerais se sobressai aos demais estados em relação ao número de feridos. Somente neste ano, 235 pessoas não saíram ilesas dos incidentes. Apesar de apresentar um número bem distante, o estado do Paraná vem em seguida e também se destaca negativamente nesse quesito, com 94 feridos em 74 acidentes registrados.
O ano de 2015 vem refletindo os dados de 2014. Assim como permanece neste ano, o estado do Rio de Janeiro foi o que mais contabilizou índices com coletivos nas estradas federais, com 1.465 casos. Minais Gerais também já se destacava entre o número de mortos e feridos, com 51 e 869, respectivamente.
Em 2014, o Ceará também teve o terceiro maior registro de acidentes do Nordeste. As 321 ocorrências contabilizadas deixaram 21 mortos e 78 feridos.
Segundo Alexsandro Batista, chefe do núcleo de comunicação da PRF-CE, o ônibus é um veículo com restrições a manobras defensivas, o que aumenta o risco de acidentes. "A grande estrutura veicular, aliada ao excesso de velocidade e sonolência (do motorista), diminui as possibilidades de manobras defensivas na pista. Então, em caso de emergências, o risco de colisões frontais, saídas da pista e tombamentos é iminente", ressalta.
fonte DN