-->

sexta-feira, 6 de março de 2015

ÁGUA IMPRÓPRIA PARA USO EM TORNEIRAS NO INTERIOR DO CEARÁ


A população, do distrito São João do Amanari, em Maranguape reclama das condições da água que sai das torneiras na localidade que quando vem com cor escura e imprópria para o uso. O Açude Amanari tem pouca água e ela está poluída. Não há mais vida fluvial, os peixes não sobrevivem. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) informa que o açude está com a capacidade de apenas 2%.
 A população improvisa para conseguir água. Além de comprar, eles aproveitam a água da chuva. No distrito de São João do Amanari, é comum observar pessoas com baldes e latas nas mãos desesperadas em busca de água. “Não importa o horário. Pode ser meia noite. Se chover temos que sair nas pressas para aproveitar a água da chuva. Não tomamos mais banho, lavar roupa, ou pelo menos tomar uma xícara de café”, desabafou a aposentada Helena Gomes.
Ignorando a má qualidade do serviço e a impossibilidade do consumo do serviço disponibilizado, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), responsável por tratar e distribuir a água, continua enviando as contas apesar do problema enfrentado pelos moradores.
Uma adutora para levar água de outro açude até a estação de tratamento da Cagece está em construção. Porém, os moradores não foram informados quando a obra vai ficar pronta. Enquanto isso eles pedem pelo menos que carros-pipa abasteçam a cidade.
A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos informou que os testes começam no final do mês. Já as contas de água, a Cagece prometeu que os moradores não vão mais receber a cobrança. Segundo a prefeitura de Maranguape, dez carros-pipa distribuem água para 27 comunidades atingidas pela seca.
Ceará Agora