-->

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Ação policial desarticula uma das principais organizações criminosas do Nordeste


Uma operação integrada das Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultou na desarticulação de uma das principais organizações criminosas, responsável por ataques a instituições financeiras em todo o Nordeste.
   
O grupo foi preso na madrugada desta quinta-feira (15), após uma tentativa frustrada de assalto a um comboio formado por três carros-fortes que seguiam, no final da tarde de ontem (14), dos municípios de São João de Jaguaribe e Russas com destino a Fortaleza. O bando interceptou o comboio na altura do quilômetro 125 da BR-116. Os vigilantes reagiram e trocaram tiros com os assaltantes. 
A Polícia foi acionada, o grupo desistiu do assalto e empreendeu fuga. Eles acabaram abandonando os dois veículos - um Corolla e uma Hilux - utilizados na ação, roubando em seguida um novo carro. Já na altura do quilômetro 146 da BR-116, eles foram interceptados por policiais militares do Comando Tático Rural (Cotar) e iniciaram um novo tiroteio. 

O grupo, então, invadiu uma fazenda da região e fez três pessoas de reféns. A Polícia passou a negociar a rendição dos criminosos que, na madrugada de hoje, se entregaram. Os reféns foram libertados sem ferimentos. 


Prisão de assaltantes

Foram presos: Antônio Ricardo Germano de Lima (29), vulgo “Ricardo da Vila Rica”, que já responde por roubo; Elineudo Oliveira Silva (41), o “Neudo Pipoca”, preso pela Polícia Federal (PF) em 2010; além de Paulo Sérgio de Oliveira (31), que tem antecedente criminal por lesão corporal; e Ângelo Marcio Rodrigues (36), sem antecedentes. Esses dois últimos estavam lesionados e foram encaminhados para o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde permanecem sob escolta policial.

Apreensão de arsenal

Com eles, a Polícia apreendeu três fuzis modelo AK 47, dois de origem egípcia e um americano, além de outros dois fuzis de calibre 556, também de origem americana; uma espingarda, tipo socadeira, calibre 28; três pistolas calibre ponto 40; 17 carregadores de fuzil; cinco carregadores de pistola; 473 munições intactas - sendo 196 de calibre 556, 145 de calibre 762, 64 de calibre nove milímetros e 64 de calibre ponto 40; balaclava; pólvora e centenas de estojos de munição deflagradas.

Já na manhã de hoje, a Polícia encontrou o quinto membro do grupo, envolvido na ação. Trata-se de Raimundo Nonato Rodrigues da Silva, (32), o “Raimundo da Vertente”, que possui antecedente criminal por roubo. 

Grupo dos Pipocas”

Os presos foram autuados em flagrante na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) por roubo, tentativa de roubo, cárcere privado, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso proibido e por organização criminosa. Segundo o Delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, o bando conhecido como “Grupo dos Pipocas” é especializado em ataques a agências bancárias e carros-fortes e atua em todo o Nordeste, principalmente no Ceará e no Rio Grande do Norte. O Delegado ressaltou outra investigação contra o grupo que está em andamento na especializada. “Aqui na DRF, eles são investigados também pelo assalto a um carro-forte da empresa Brinks, no ano de 2011”, informou.


Fobte: SSPDS.

CEARÁ NEWS IMAGENS ERIVANDO LIMA