-->

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Quem é quem em Russas?



A eleição de 2014 para o governo do estado está se aproximando, na cidade de Russas três daqueles que estão puder ou que disputaram a eleição passada já decidiram a quem vão apoiar na próxima eleição. O ex-prefeito Raimundinho já declarou a imprensa que vai votar no candidato do governador Cid Gomes, a mesma coisa acontece com o deputado do PHS Adail Carneiro, já Aureliano Ribeiro que disputou a eleição passada como candidato do partido do PMDB na eleição para prefeito em 2014 esse já declarou que continua no partido e vai apoiar sim a candidatura de Eunicio Oliveira.

Aureliano apesar de ter sido derrotado na ultima eleição pelo atual prefeito hoje aparece como uma das maiores lideranças politica do município de Russas. No ultimo encontro do PMDB nesse município Aureliano estava ao lado de Eunicio vestindo a camisa do partido, logo em seguida almoçou junto com o senador em um dos restaurantes da cidade.

Com relação ao atual prefeito Weber Araújo continua a interrogação, quem o prefeito vai apoiar? Pois em eleições anteriores não tem conseguido passar confiança para a população e até mesmo para o candidato, sempre na véspera da eleição o prefeito vai dormir apoiando um e acorda apoiando outro. Bismark Maia foi uma vitima, é bom lembrar que na eleição para prefeito em 2004 Weber trocou de candidato duas vezes durante a noite. No inicio da noite o candidato era Gilberto Carneiro, quando o dia amanheceu já era Doutor Paulo, e ainda tentou Leleo.








Redatora Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama


Torre de iluminação publica causa perigo a quem vai visitar o cemitério de Russas



As pessoas que vão visitar o Campo Santo de Russas terá que ficar atentos quando passar próximos a torre de iluminação que foi instalada no centro do cemitério. Além de estarem com as luminárias queimadas, quase na sua totalidade, os quatro reatores já caíram causando perigo para quem passa próximo ao local, pois são objetos pesados que coloca em risco a vida de qualquer um que por ventura venha ser atingido pelo objeto.

A que fica o apelo para o poder executivo que possa mandar solucionar o problema antes que algo possa acontecer.

Um dos reatores que você está vendo na foto pesa de 08 a 10 quilos. 








Redatora Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama


40 municípios cearenses têm recursos da saúde suspensos por irregularidades

Uma portaria do Ministério da Saúde publicada na manhã desta sexta (2) no Diário Oficial daUnião suspende a transferência de recursos financeiros para 40 municípios cearenses comirregularidades no setor. Foram suspensos os recursos de municípios que não cadastraram os serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e não alimentaram regularmente o Sistema de Informação Ambulatorial.

De acordo com o texto, fica suspensa a transferência de recursos financeiros do Componente de Vigilância Sanitária do Bloco de Vigilância em Saúde, dos meses de janeiro a abril de 2014, para estados e municípios irregulares no monitoramento feito no dia 25 de março. No País, 1.027 municípios receberam a punição. Fortaleza não está na lista divulgada pelo Governo Federal.

A portaria entra em vigor nesta sexta (2) com efeitos financeiros retroativos a janeiro deste ano.


Confira a lista de municípios:

Acarape
Acopiara
Antonina do Norte
Ararendá
Aratuba
Arneiroz
Baixio
Barro
Canindé
Cariús
Catarina
Deputado Irapuan Pinheiro
Farias Brito
Graça
Horizonte
Ibicuitinga
Iguatu
Ipaumirim
Itatira
Jati
Jucás
Madalena
Mauriti
Milagres
Mombaça
Moraújo
Orós
Paraipaba
Paramoti
Porteiras
Saboeiro
Salitre
Santana do Cariri
Senador Sá
Trairi
Tururu
Umari
Umirim
Viçosa do Ceará

Fonte: Diário do Nordeste 

Icó-CE: Comerciante é presa em flagrante com vários cartões da Caixa e do Bolsa Família


A vendedora de perfumes e cosméticos Lidiana Pereira da Silva, de 32 anos, foi presa em flagrante na tarde desta quinta-feira na cidade de Icó, em posse de vários cartões do programa federal “Bolsa Família”, além de cartões bancários da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Marcos Sandro Nazaré, a acusada “retinha os cartões como forma de garantia para os pagamentos de suas clientes”. Na casa da comerciante, a polícia encontrou sete cartões do Bolsa Família e nove da Caixa.

Lidiana foi autuada por Apropriação Indébita (artigo 168) e liberada após pagamento de fiança. Em seu depoimento, ela disse não saber que estava cometendo uma prática delituosa e afirmou que as clientes “poderiam pegar os cartões quando quisessem”.
*Com informações do radialista Richard Lopes.

Tentativa de homicídio à bala em Tabuleiro



Hoje, dia 02/05 (sexta-feira), por volta por de 17h00min, na Rua Avelino Magalhães, proximidades do Bar da Tercíula, centro de Tabuleiro do Norte, foi vítima, de umatentativa de homicídio a pessoa de Rafael Júnior da Silva, vulgo “bracin”, natural de Tabuleiro do Norte, 22 anos, desocupado e residente no centro de Tabuleiro.

A vítima foi surpreendida por dois indivíduos não identificados, usando capacetes, numa motocicleta preta, sendo alvejada por quatro disparos(um nas costas, um nas nádegas e dois no braço), tendo em seguida, sido socorrido por populares, até o hospital local, posteriormente, transferido para o Hospital Regional de Limoeiro do Norte.


Vale salientar que em meio aos disparos, a Sra Niracir Almeida Silva, natural do Estado do Rio Grande do Norte, 26 anos, agricultora e residente no centro de Tabuleiro, foi lesionada na perna, porém, sem maiores gravidades. 

Créditos Blog do TOM

Colisão com vítimas lesionadas na zona rural de Limoeiro



Hoje, dia 02/05, por volta de 19h00min, logo após a ponte do Jenipapeiro, ocorreu uma colisão envolvendo uma F4100 de cor amarela, placa MMZ-4397/Jericó-PB e uma moto Honda Fan, cor preta/Quixeré-CE.

Estavam na moto, José Ribeiro Rodrigues da Silva, 19 anos e Jeimison Siqueira da Silva, 20 anos, ambos residentes na Vila de Fátima, em Tomé, Quixeré. O estado das vítimas é grave.

O Blog do Tom ainda não tem os dados do motorista da caminhonete.
Crédito blog do tom







TRE fará primeira reunião para discutir segurança nas eleições




A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, reúne-se na próxima segunda-feira(05), às 14 horas, em seu gabinete, com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Servilho Silva de Paiva, para tratar do esquema de segurança nas próximas eleições.

Da reunião, participarão ainda o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Eduardo Scorsafava, representando a CRE; o presidente da Comissão Permanente de Segurança da Justiça Eleitoral do Ceará, juiz Mauro Liberato, e o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Lauro Prado.

Por iniciativa da desembargadora Iracema do Vale, a primeira reunião sobre a segurança nas eleições será antecipada, “porque é importantíssimo garantirmos que as próximas eleições sejam seguras, limpas e que as urnas possam expressar com clareza a vontade dos eleitores”, afirmou a presidente do TRE-CE.

Reunião com OAB
Também na próxima segunda-feira (05), às 16 horas, em seu gabinete, a presidente do TRE-CE, desembargadora Iracema do Vale, recebe o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, Valdetário Monteiro. Na pauta, a garantia das prerrogativas da advocacia durante as eleições.

* Com informações do TRE/CE

Cid oficializa saída de membros do PMDB do Governo Estadual



Por meio de uma nota de agradecimentono site oficial do Governo do Ceará, publicada no final da tarde desta sexta-feira (02), o governador Cid Gomes (PROS) confirmou a saída de membros ligados ao PMDB da administração do Executivo estadual.

No texto, são confirmados os desligamentos de João Melo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, de César Pinheiro da Secretaria dosRecursos Hídricos, de Bruno Sarmento de Menezes da presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente e de Aloízio Carvalho da Secretaria Executiva de Esporte. 


De acordo com a Assessoria de Comunicação do Governo, ainda não há definição sobre os indicados para os cargos vagos. 

Leia o texto na íntegra: 
O Governo do Estado do Ceará agradece o trabalho desenvolvido por João Melo à frente da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado; por César Pinheiro à frente da Secretaria dos Recursos Hídricos; por Bruno Sarmento de Menezes à frente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente; e por Aloízio Carvalho, como secretário-executivo do Esporte. Durante esse tempo, eles foram excelentes parceiros para a construção de um estado com maisoportunidades e mais qualidade de vida para todos os cearenses.

Fortaleza, 02 de maio de 2014

Cid Ferreira Gomes
Governador do Estado do Ceará

Eunício compra imóvel para montar Comitê de Campanha



O pré-candidato ao Governo do Estado do Ceará pelo PMDB, senador Eunício Oliveira, confirma mais uma vez que não voltará atrás em sua decisão de concorrer ao Abolição. A nova garantia de que o parlamentar entrará pesado na disputa pelo Executivo estadual foi a compra do antigo prédio da Coelce localizado na Avenida Barão de Studart, no bairro Aldeota, em Fortaleza. No local, que possui 15mil m², será montado o Comitê Central de sua campanha.

Em 2012, o terreno escolhido para sediar o comanda da propaganda eleitoral do PMDB foi base de apoio à candidatura de Roberto Cláudio (PROS) e Claudêncio Lucena (PMDB) para a Prefeitura da Capital cearense, articulada pela agora extensa aliança entre o partido e os irmãos Ferreira Gomes.


A assessoria do senador confirmou a aquisição, mas não revelou o valor da compra. Apesar disso, a transação imobiliária é considerada a maior de 2014 em Fortaleza. 
Ceará News.

Presidente da Câmara de Sobral assume Prefeitura



O prefeito do município de Sobral, na região Norte do Estado, estará licenciado do cargo nos próximos dias. Veveu Arruda (PT) desembarca neste sábado (03) na Cidade do Mexico (MX), onde participará do Encontro Mundial de Líderes, promovido pela multinacional Microsoft. O deputado estadual Ivo Gomes (PROS) também integra a comitiva cearense para o evento. 

Durante a ausência de Veveu, programada para durar 10 dias, o vereador Itamar Ribeiro da Silva (PROS), presidente da Câmara Municipal, assumirá o Executivo.

Primeiro na linha sucessória, o vice-prefeito CarlosHilton Soares também estará fora do país durante o período e não poderá assumir o cargo. Ele estará na Argentina, em reuniões com instituições e universidades locais. 


Cea´ra News.

Passagem molhada quase interditada


Em função das chuvas caídas em outras regiões ,próximo ao Castanhão, as águas do Rio Jaguaribe voltaram a subir. Consequentemente a passagem molhada do Jardim de São José já começou a lavar por cima, mas ainda oferece condições para o trânsito de carros, motos e bicicletas, mas se o volume de água continuar subido ela pode ser interditada a qualquer momento.









Redatora Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama

Diretor do Denit não cumpriu o que prometeu a comunidade do Jardim de São José



O coordenador do Denit do município de Russas o Senhor Benedito Torquato em uma reunião realizada no dia 07 de fevereiro no prédio da associação comunitário do Jardim de São José atendendo uma cobrança dos moradores ele prometeu que no máximo em 60 dias seria colocado um redutor de velocidade naquele trecho da BR 116 onde já aconteceram vários acidentes com vitimas fatais, porém já estamos com 85 dias e a promessa não foi cumprida.


A comunidade aguarda com ansiedade uma resposta de imediato da coordenação do Denit. É bom lembrar que os acidentes continuam acontecendo e preocupa muito a quem mora naquela comunidade, pois o trânsito continua muito violento, os motoristas não atende o que determina nas placas de sinalização.


Redatora Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama

Obra de posto de saúde parada por falta de pagamento em Russas



As obras de construção do posto de saúde do Sitio Ingá está parada por falta de pagamento aos funcionários que estavam trabalhando na obra, eles alegam que estão com algumas quinzenas sem receber dinheiro, por isso resolveram parar o serviço e aguardam uma satisfação por parte da empresa responsável pela construção ou da prefeitura do município de Russas. 








Redatora Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama


Candidatos fazem campanha política antes da hora nas redes sociais


A briga pelos votos já começou. Pelo menos, no mundo virtual. A propaganda eleitoral só é autorizada a partir de seis de julho, conforme determina a lei. Até lá, os pré-candidatos tentam mostrar simpatia e divulgar a imagem por meio das redes sociais. Por possibilitar acesso rápido ao eleitor e não exigir muitos investimentos, além de não contar com um marco regulatório, os sites mais conhecidos são utilizados sem parcimônia. A estratégia pode ser notada, principalmente, entre quem tem mandato e dispõe de estruturas mais organizadas para postar na internet ações e mensagens.
As práticas são variadas. Para publicar nas próprias páginas, os políticos tiram fotos em eventos — como encontros com entidades, campeonatos de futebol, caminhadas por cidades, aniversários e festas —, em visitas a moradores e em inaugurações, por exemplo. Para agradar às categorias, os candidatos também publicam parabenizações a toda comemoração do calendário oficial. Dia da empregada doméstica, do contabilista, do Trabalho são oportunidades para se apresentarem ao eleitor. Eles também postam frases de efeito e abraçam campanhas que estejam na moda, como a contra o racismo, que ficou famosa pela iniciativa do jogador Daniel Alves, do Barcelona, de comer uma banana jogado por um torcedor. Foi o caso da deputada Eliana Pedrosa (PPS), que pegou carona no marketing do craque Neymar, também do Barcelona.


Unidos no mecanismo virtual de vender a imagem, os pré-candidatos acabam divergindo quando se trata de marcar posição em suas trincheiras. Se é do lado do governo, o político fala bem das administrações e tenta colar sua imagem à do governador Agnelo Queiroz (PT) e à da presidente Dilma Rousseff (PT), como o deputado distrital Chico Vigilante ou o presidente do PT, Roberto Policarpo. Se é de oposição, a regra é criticar todo e qualquer tipo de realização do governo petista. Um perfil no Facebook intitulado “Volta que voto”, em defesa da candidatura de José Roberto Arruda (PR), tem se dedicado a criticar a atual gestão e compará-la à do ex-governador.
A aposta no meio digital não ocorre por acaso no DF, a capital federal tem a maior proporção de eleitores conectados do país. Segundo levantamento da consultoria Bites, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 74,2% acessam a rede mundial de computadores em Brasília. É a maior média nacional.
A força das redes sociais tem feito os políticos se adaptarem. Coordenador de várias campanhas, Hélio Doyle destaca a importância da internet no processo eleitoral. “Todos têm consciência da força. Há uma polêmica sobre o peso real das redes sociais, com relação ao espaço em outras mídias, mas todos estão aprendendo a usar. É tudo muito novo e com evolução rápida”, afirma. 
Com o fácil acesso, o território livre pode também ser usado para ofensas, com perfis não identificados. “As pessoas usam as redes sociais para fazer a luta política. Aí tem um lado complicado, com agressões, ofensas, muitas vezes com endereços falsos, ironias, brincadeiras. Nesse lado, é uma guerra de guerrilha. No lado formal, é uma guerra de posições. E os dois lados podem ser importantes em uma eleição”, explica. 


Especialista em direito eleitoral, o o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) Francisco Caputo ressalta a dificuldade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fiscalizar as postagens de políticos e pré-candidatos na internet. Ele ressalta que, na última eleição, a fiscalização foi rigorosa, mas, atualmente, com a rapidez que as publicações são feitas, fica quase impossível fazer um controle de tudo o que é lançado nas redes sociais. “Os candidatos sabem que o abuso é passível de punição. É preciso ser cauteloso, não pedir voto, não falar qual cargo vai concorrer”, detalha. 
O advogado explica que postar imagens de agendas políticas, abraços com eleitores, recados aos seguidores e outras, como as que têm sido divulgadas pelos candidatos, não é proibido. “Não tem como caracterizar o pedido de voto. E acredito que, neste primeiro momento, eles serão bem cautelosos. Mas, depois de escolhido em convenção e definido em registro, provavelmente o Tribunal libere a propaganda nas redes sociais. E acho que não vão conseguir controlar eventuais abusos”, diz Caputo. 
“O Tribunal vai impondo limites e os candidatos e marqueteiros vão encontrando brechas. Em carros, já é possível encontrar adesivos, domínios de internet. É uma forma dissimulada de fidelizar o eleitor e fixar o nome (do candidato) de forma lícita”, alerta o advogado. Se alguém notar propaganda eleitoral antes do prazo previsto para o início da campanha, a melhor opção é denunciar o caso ao Ministério Público Eleitoral. Se a propaganda for constatada, os políticos podem sofrer várias punições, entre elas multas.
6
de julho
Início da propaganda oficial dos candidatos
19
de agosto
Dia em que começa o horário eleitoral no rádio e na tevê
Fonte: Correio Braziliense

Chove em 106 municípios do Ceará




109 municípios registraram chuva, nesta sexta-feira (02), no Ceará. Segundo a Fundação Cearense de  Meteorologia eRecursos Hídricos (Funceme), Iracema, a 279 km de Fortaleza, apresentou o maior volume, com 65 mm.
As precipitações foram desiguais em todo o Estado. A maioria do Litoral NorteIbiapaba eCariri registrou chuvas, o contrário da região Central
Para esta sexta-feira, a previsão é de céu parcialmente nublado com Litoral Norte, na Ibiapaba, Jaguaribana e no Cariri, principalmente entre a tarde e a noite devido à formação de áreas de instabilidade atmosférica.
Diário do Nordeste.

Valor do benefício básico do Bolsa Família sobe para R$ 77


O valor do benefício básico do Bolsa Família foi reajustado em 10%, passando de R$ 70 para R$ 77 mensais. O reajuste, anunciado na última quarta-feira (30) pela presidente Dilma Rousseff em pronunciamento em rede nacional, foi oficializado nesta sexta-feira (2) em decreto publicado no Diário Oficial da União.

A correção também vale para os benefícios variáveis do programa, pagos a famílias que tenham crianças ou adolescentes até 15 anos, gestantes ou bebês de até 6 meses. Nesses casos, o valor subiu de R$ 32 para R$ 35. Esses benefícios variáveis são limitados a cinco por família, atingido o valor máximo de R$ 175, e todos os integrantes devem ser registrados noCadastro Único do governo federal.
Para o benefício variável vinculado a famílias que tenham adolescentes entre 16 e 17 anos, o valor passou de R$ 38 para R$ 42, até o limite de dois por família.
A mudança entra em vigor hoje, com efeitos financeiros a partir de 1° de junho. De acordo com o governo, no início deste ano, o valor médio do pagamento aos beneficiários do Bolsa Família era R$ 150,60.
Decreto 8.232/2014 também altera os valores que definem a situação de pobreza e extrema pobreza para entrada no rol de beneficiários do Bolsa Família. Antes, o programa atendia famílias com renda per capita de até R$ 140 mensais. O teto agora, foi alterado para R$ 154.
Para o cálculo de famílias em situação de extrema pobreza, antes o governo considerava renda per capita mensal até R$ 70 e agora vai incluir famílias que tenham renda mensal por pessoa até R$ 77. As famílias nessa situação têm direito a uma complementação, mesmo após o recebimento dos outros benefícios, para chegar a renda mensal per capita de R$ 77,01 e ultrapassar o limite da extrema pobreza.
Diário do Nordeste

Cão sobrevive e se recupera após ser baleado por “assassino de aluguel” que recebeu R$ 16 para matá-lo



Ele foi baleado com uma espingarda por um “assassino de aluguel” contratado especialmente para matá-lo.
Pawel Brodzky, pescador, disse que estava com seu filho em uma aldeia da cidade quando viu o cão flutuando sobre a água, à beira da morte: “Ele estava flutuando como morto, mas de repente balançou uma das patas como se estivesse acenando para nós”.
Ele prossegue: “Nós puxamos o cachorro da água e o levamos para um abrigo de animais, onde foi dito que ele poderia sobreviver se fosse tratado”.
Além de salvar o animal, Brodzky viu o momento onde um homem guardou sua arma de fogo no carro e jogou o cachorro no rio. Ele se apressou e conseguiu anotar aplaca do veículo.
Portal r7

Atrasados” podem declarar IR a partir desta sexta-feira (2) com multa



Após o feriado do Dia do Trabalho, a Receita Federal começa a receber nesta sexta-feira (2) as declarações de IR (Imposto de Renda) daqueles que perderam o prazo de entrega do documento, encerrado às 23h59 da última quarta-feira (30).

Quem enviou a declaração, mas precisa realizar alguma alteração, também poderá enviá-la a partir de hoje. A partir de agora, os contribuintes que enviarem o documento já terão que pagar multa de, pelo menos, R$ 165,74.

Contudo, o gerente tributário da LB Assessoria, Rafael Fantato, afirma que, se houver imposto devido, o valor da multa será de 1% sobre o imposto a cada mês de atraso, até o limite de 20%.

Leia mais Economia e ajuste suas contas

Isso quer dizer que quem atrasa de um dia até 30 pagará multa de 1% sobre o imposto devido ou o mínimo. Já quem atrasar 21 meses para fazer a declaração vai pagar 20% sobre o imposto.

A advogada Lisandra Flynn, sócia do escritório Lopes Pinto, Nagasse Advogados Associados, explica como funciona a cobrança da multa para um contribuinte que, por exemplo, entregar o documento em 5 de maio.
— Supondo que o valor do imposto total devido é de R$ 4.000, será aplicada multa de 1%. Como o valor da multa seria de R$ 40, nesse caso o contribuinte teria que pagar o mínimo, que é de R$ 165,74.
A declaração dos atrasados não tem um prazo final para a entrega. Ela deve ser feita o quanto antes, pois quem não enviar o documento continua “em dívida” com a Receita. Se o contribuinte tiver imposto a pagar, os juros irão aumentar a mordida do Leão.

Até as 20h desta quarta-feira (30), a Receita recebeu 26,2 milhões das 27 milhões de declarações que espera receber. Por hora, em média, foram recebidas 282 mil declarações no último dia.

Passo a passo

Para fazer a declaração atrasada, o contribuinte deve seguir o mesmo procedimento: baixar o programa pelo site da Receita e preenchê-lo normalmente; assim que transmitir a declaração em atraso, o contribuinte receberá a notificação de lançamento da multa.
Essa notificação pode ser impressa ou salva em PDF por meio do programa. São impressos em sequência o recibo, a notificação de lançamento e o Darf da multa. O contribuinte tem o prazo de 30 dias, a partir da entrega em atraso, para efetuar o pagamento.
A Receita orienta que a multa seja paga o quanto antes porque quem não efetuar o pagamento receberá uma intimação e, em caso de imposto a restituir, terá o valor da multa abatido da restituição.

Se a multa não for paga até o vencimento, haverá incidência de juros de mora (com base na taxa Selic). Nesse caso, é possível emitir o Darf atualizado, utilizando o aplicativo. A segunda via da notificação de lançamento da multa pode ser obtida no Extrato da DIRPF.
Restituição
No caso dos contribuintes que tiverem direito à restituição, se a multa por atraso não for paga dentro do vencimento estabelecido na notificação de lançamento, ela será deduzida, juntamente com os respectivos acréscimos legais, do valor do imposto a ser restituído.
Caso o contribuinte não concorde com o lançamento, ele poderá impugná-lo no prazo de 30 dias, contado do recebimento da notificação de lançamento, em petição dirigida ao Delegado da Receita Federal do Brasil de Julgamento, protocolada em unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Clique aqui para orientações sobre como realizar a impugnação.
Multa no Brasil é o dobro da argentina
Um levantamento da EY (antiga Ernst & Young) em 15 países mostra que a multa por atraso na entrega da declaração de bens no Brasil, considerando o valor máximo da cobrança e dependendo do valor devido, é cerca de sete vezes maior que a dos Estados Unidos, quatro vezes que a da Rússia e o dobro do Fisco argentino.
A análise leva em conta a paridade do poder de compra de cada país e toma por base uma declaração com rendimento tributável de R$ 86 mil, com imposto devido de R$ 10 mil e R$ 9.000 já retidos na fonte, com R$ 1.000 de imposto a pagar.
O contribuinte brasileiro pode pagar multa de US$ 89,06 (um mês de atraso) até US$ 1.074,23 (teto de 20% do imposto devido), mesmo patamar de países como Espanha e do Reino Unido. Na Argentina, o valor varia de US$ 268,68 a US$ 537,37. Nos EUA, a multa máxima seria de US$ 134,34, e na França, US$ 53,74.
Créditos PortalR7