-->

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Pesquisa aponta Dilma e Tasso com vantagens

Segundo o Ibope, nesta segunda pesquisa feita para a Televisão Verdes Mares, a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 56% das intenções de voto entre os eleitores do Estado do Ceará. Em segundo patamar aparece Marina Silva (PSB) com 25% das menções. O candidato do PSDB, Aécio Neves é mencionado por 5% dos entrevistados. A proporção de intenções de voto em branco ou nulo é de 4% das respostas e a de indecisos é de 6%.
Os candidatos Luciana Genro, Pastor Everaldo e Eduardo Jorge conseguiram apenas um ponto percentual cada. Os demais: Eymael, Levy Fidelix, Mauro Iasi, Rui Pimenta e Zé Maria constaram do disco apresentado aos entrevistados mas não pontuaram, diz o relatório.
Quando a pergunta é espontânea, 48% dos entrevistados declaram intenção de votar pela reeleição da presidente Dilma, enquanto 17% pretendem votar em Marina Silva. Aécio Neves recebe 3% das menções. Não sabem ou preferem não responder esta pergunta somam 26% dos eleitores cearenses. As intenções de voto em branco ou nulo totalizam 4% e os que não sabem ou preferem não opinar somam 26% das respostas.
Senado
Tasso Jereissati (PSDB) se mantém na liderança com 55% das intenções de voto para o Senado, mesmo tendo oscilado 3 pontos percentuais para menos em relação à última pesquisa feita na penúltima semana de julho. Em segundo lugar aparece Mauro Filho (PROS) com 21% das respostas, registrando um crescimento em relação à pesquisa anterior de 7 pontos percentuais. Os demais candidatos obtêm até 4% das menções a Rachel Dias, e 3% a Geovana Cartaxo. A intenção de votar em branco ou nulo correspondem a 7% e indecisos chega a 10%.
Na pergunta espontânea, a maioria do eleitorado cearense (63%) não sabe dizer em quem votaria para o Senado, 17 pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior. O tucano tem 22% das intenções de voto (na rodada anterior tinha 8%), enquanto o candidato do PROS obtém 7% (contra 1% na última pesquisa). Mauro cresceu 6 pontos percentuais.
Neste ano, como a renovação no Senado da República é de apenas um terço da sua composição, ou seja, serão eleitos apenas 27 senadores, cada Estado e o Distrito Federal elegerá apenas um representante. Diferentemente da disputa pelo Governo do Estado, ganha a vaga aquele que tiver mais voto que o adversário. Não há segundo turno. No pleito passado foram eleitos dois senadores: Eunício Oliveira e José Pimentel.
A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral (veja matéria na página 9). Foram entrevistados 1.204 eleitores com o objetivo de "levantar um conjunto de informações sobre o clima de opinião em relação às eleições no Ceará", diz o relatório do Ibope.
O modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em 3 estágios. Foram ouvidos 565 eleitores do sexo masculino e 639 do sexo feminino, com idade que variaram entre 16 e 65 anos e mais, com diversos graus de instrução. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Fonte: Diário do Nordeste