-->

sábado, 27 de setembro de 2014

No Ceará, 60% das famílias aceitam doação de órgãos


O percentual de aceitação familiar para doação de órgãos e tecidos é de 60% no Ceará - 4% maior que a taxa nacional. Isso significa que há potencial para realização de mais transplantes do que o número de procedimentos atual, de acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Eliana Régia. 

Mas também há necessidade de mais informação à sociedade e esperança para as 1.039 pessoas que esperam por um transplante no Estado. Hoje, Dia Nacional do Doador de Órgão, milhares de familiares receberão agradecimentos por doações feitas. Outros milhares agradecerão pela nova vida recebida.

“Gabrielzim, um amigo camarada” é o nome da história em quadrinhos de Gabriel, 12, falecido em abril desse ano. Rins, córneas e fígado dele hoje funcionam em outras cinco pessoas. “Meu filho foi exemplo de vida. E, assim que me perguntaram sobre a doação, eu e meu marido dissemos sim. Estamos bem, falamos dele com alegria porque ele pôde compartilhar vida com outras pessoas”, contou a mãe, a pedagoga Idênia Melo, 41. Ela lembra que pediu a Deus que o filho voltasse a respirar após minutos sem sinais vitais. “Ele voltou para que os órgãos deles pudessem ser transplantados”, comenta o pai, o advogado Cícero Melo, 43.

IJF
Ontem, o Instituto Doutor José Frota (IJF), responsável por ofertar 70% dos órgãos transplantados no Ceará, homenageou familiares de doadores e profissionais da saúde que lidam com a difícil missão de comunicar mortes e fazer pedidos de doação. “No IJF, a taxa de recusa ainda é alta, de 45%. Precisamos educar as pessoas, mostrar como o processo funciona, a segurança, a importância”, disse a coordenadora da Comissão de  Transplantes do IJF, Lisiane Paiva. 

Conforme ela, duas ações devem melhorar a captação na unidade: o início, há dois meses, da necrópsia do doador dentro do IJF, que diminui o tempo de espera da família para o enterro; e da campanha para doação de córnea, que pretende zerar a fila de espera no Ceará, que é de 500 pessoas.

Serviço

Central de Transplantes
Secretaria da Saúde do Estado 
(85) 3252 1886/ (85) 3101 5238
 
Instituto Doutor José Frota (IJF)
(85) 3105 1464

FONTE: O POVO