-->

domingo, 24 de agosto de 2014

Terremoto de 6 graus atinge o Norte da Califórnia e deixa 87 feridos


SÃO FRANCISCO — O governador da Califórnia Jerry Brown declarou estado de emergência na região atingida por um terremoto de 6 graus de magnitude na manhã deste domingo. O tremor de terra deixou 87 pessoas feridas, três delas em estado grave, e danificou prédios históricos, causando incêndios em algumas casas e falta de energia na região do Napa.

O maior terremoto na região em 25 anos tirou muitos residentes da cama quando ocorreu às 3h20m no horário local (7h20m de Brasília), centrado a dez quilômetros ao sul da cidade de Napa. Dezenas de pessoas ficaram feridas, duas delas gravemente, segundo o governo da cidade.

Os bombeiros ainda tentavam apagar incêndios de casas móveis. A maioria dos danos ficou centrada em torno de Napa, uma região produtora de vinhos. Construções de alvenaria não reforçada no centro da cidade, incluindo o tribunal histórico e a biblioteca sofreram grandes danos, disseram autoridades.

— Tudo estava tremendo, as lâmpadas penduradas balançando para frente e para trás — disse Omar Lopez, 24, funcionário da noite em uma pensão em Santa Helena, a 15 minutos de Napa.


Os Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o epicentro do terremoto foi a oito quilômetros a noroeste da cidade de American Canyon, no extremo norte da baía. O terremoto foi o maior a atingir a área da baía de San Francisco desde o terremoto de Loma Prieto em 1989.

Fonte: O Globo.com