-->

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Sete pessoas são detidas com 53 quilos de entorpecentes


Mais de cinquenta quilos de entorpecentes foram tirados de circulação em três operações na Grande Fortaleza (Capital e Região Metropolitana) nos últimos três dias. Seis pessoas, sendo quatro homens e duas mulheres foram presas, e uma adolescente de 17 anos foi apreendida.
Duas ações nos dias 19 e 20 deste mês foram realizadas por inspetores da Delegacia de Narcóticos (Denarc) com o apoio de agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A terceira, realizada no fim da tarde de ontem, teve início com equipes do Serviço Reservado e da Força Tática de Apoio (FTA), mas contou com a participação de inspetores da Denarc e de Maracanaú.
Na última quarta-feira (20), um laboratório de drogas foi fechado pelos policiais em uma residência na Rua Tainá Pires Brilhante, no bairro Mondubim. No local foram encontrados 44 quilos de entorpecentes, sendo 27 de cocaína e 17 de maconha.
De acordo com Pedro Viana, delegado titular da Denarc, além da cocaína que se encontrava em um estado químico mais puro, havia 44 quilos de um pó branco, que normalmente é utilizado para desdobrar a droga e produzir o crack.
O material encontrado em poder dos acusados poderia resultar em, aproximadamente, 100 quilos de entorpecentes, conforme estimativa da Polícia Civil.
As investigações sobre o funcionamento do laboratório foram iniciadas depois de uma denúncia anônima. Após checarem os dados e os envolvidos, uma operação foi montada no dia em que um novo abastecimento de material entorpecente chegaria ao local. Os suspeitos foram abordados no momento em que eles recebiam a droga.
Dois homens foram presos em flagrante, Gregory Sousa de Alencar,23, que já responde por porte ilegal de arma de fogo, e José Erinaldo de Lima,34, mais conhecido como 'Naldinho', que já foi preso anteriormente por tráfico de drogas, furto, roubo, porte ilegal de arma e que, inclusive, esteve recolhido por 12 anos no IPPS.
Utensílios domésticos que eram utilizados na produção dos entorpecentes e uma prensa hidráulica foram encontrados na casa. Além desse material, quatro liquidificadores, micro-ondas, três balanças de precisão, um caderno com anotações sobre a movimentação FINANCEIRAdo tráfico e sete celulares também foram apreendidos.
Dois suspeitos conseguiram fugir durante a abordagem. Um deles, apontado como o proprietário da residência, já foi identificado e está sendo procurado pela Polícia. Além das drogas, dos equipamentos do laboratório, e das prisões, três veículos foram apreendidos na ação, um Fiat decor prata, um Citroën C3 de cor preta e um Lifan X60.
Na última terça-feira (19), outras prisões e apreensões por tráfico foram efetuadas em Maracanaú. Um casal foi flagrado entregando três quilos de maconha para uma adolescente de 17 anos, no Conjunto Jardim Bandeirantes, segundo a Polícia.
A adolescente tinha acabado de chegar da cidade de Guarabira, no Paraíba, e teria vindo a Fortaleza para pegar a droga. Francisco Felipe Gadelha de Lima,27, Nara Aline Mota de Lima,20, e uma terceira pessoa envolvida na negociação, Lucyane de Sousa Santos,21, foram presos e devem responder pro tráfico de drogas e associação para o tráfico. A adolescente foi encaminhada para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Maracanaú
Após a divulgação das duas operações em uma entrevista coletiva, outra ação foi desencadeada pela Polícia no município de Maracanaú. Equipes do Serviço Reservado e FTA de Maracanaú, além de inspetores da Denarc e da DMM prenderam um homem, ainda não identificado, com quatro quilos de cocaína.
A partir desta prisão, equipe de inspetores de Maracanaú entraram na investigação e descobriram, em uma fazenda localizada na BR-020, outro laboratório de drogas.
No local, os policiais civis e militares apreenderam também uma prensa hidráulica, dois quilos de crack, um pó para mistura da droga e um rifle de repetição calibre 22.
Fonte: Diário do Nordeste