-->

sábado, 9 de agosto de 2014

Profissionais da saúde do Ceará alertados sobre o risco de ebola



Em face da epidemia de Ebola em países da África, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que o Estado está cumprindo as normas técnicas orientadas pelo Ministério da Saúde. Conforme a Pasta, desde quarta-feira, todas as unidades de saúde do Ceará estão recebendo o informe técnico elaborado pelo Ministério para alertar os profissionais de saúde sobre a doença. A Sesa assevera que está vigilante à doença e, caso seja identificado algum caso suspeito, as ordens são para imediata notificação ao Ministério da Saúde.

Na manhã de ontem, o Ministério da Saúde explanou à imprensa as medidas adotadas pelo País, ante a preocupação mundial com a epidemia de Ebola. Conforme declarou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o governo brasileiro reforçou, desde ontem, os procedimentos em portos e aeroportos para identificar casos suspeitos. Um centro de operações de emergência foi mobilizado para monitorar as informações sobre a enfermidade no Brasil e no mundo.

Arthur Chioro afirmou, no entanto, que não existe nenhum caso suspeito de Ebola no País e considerou improvável a entrada de alguma pessoa infectada em território nacional.


O Brasil tem seguido as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Caso alguma pessoa chegue ao País com sintomas de Ebola, ela será isolada e levada a hospitais de referência.

Restrição
Segundo as informações colocadas pelo Ministério da Saúde, não existe nenhuma restrição de viagens aos países afetados. As únicas restrições são àqueles que desejam sair dos países do oeste da África, onde está localizado o surto.

A partir de hoje, de acordo com Arthur Chioro, o Ministério da Saúde fará um alerta nos aeroportos para os viajantes internacionais, como prevenção. Aqueles que possam estar com sintomas de febre, diarreia, tosse e hemorragia devem procurar as autoridades de saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela área de Portos, Aeroportos e Fronteiras, liberou comunicado ontem, após o pronunciamento do ministro da Saúde, afirmando que a Agência está adotando o protocolo internacional para detecção e isolamento de casos suspeitos, assim como já aconteceu com outras ameaças biológicas, como por exemplo a SARS, o Influenza A (H1N1) e Antrax.

Sintomas
Se uma pessoa, durante um voo comercial, ou outro meio de transporte, desenvolver sintomas típicos de infecção por Ebola e haja suspeita de exposição ao vírus, a tripulação aciona as autoridades sanitárias em solo, que avaliam o risco para definir a necessidade ou não de medidas de controle.

Segundo a Anvisa, a situação no Brasil é de monitoramento, e a possibilidade de haver casos importados é baixa, tendo em vista que a transmissão se dá pelo contato direto com fluidos ou secreções corporais de um infectado. Entre dezembro de 2013 até o último dia 4, foram 1.711 casos de Ebola no mundo, resultando em 932 mortes.

Mais informações

A nota técnica disponibilizada pelo Ministério da Saúde sobre o Ebola está disponível emsaude.ce.gov.br/notas-tecnicas

Fonte: Diário do Nordeste