-->

domingo, 10 de agosto de 2014

Nove Estados entrarão 2015 mais endividados que em seus atuais governos

Nove Estados brasileiros estarão em 2015 mais endividados que há quatro anos. O comprometimento da receita líquida corrente aumentou nos atuais governos do Acre, Amapá, Espírito Santo, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins, segundo o Tesouro da Fazenda.

Apesar do quadro, todas as nove unidades da Federação que não conseguiram fazer o “dever de casa” poderão adquirir novos financiamentos, pois o comprometimento de suas receitas não ultrapassam a 200%. O único Estado impossibilitado pela Lei de Responsabilidade Fiscal a pedir novos financiamentos é o Rio Grande do Sul, que, mesmo tendo reduzido o comprometimento da receita líquida corrente em 6%, ainda está com 208% da renda comprometida.

Ceará

O Ceará é um dos 17 Estados brasileiros a reduzir o comprometimento de sua receita. De acordo com o Tesouro da Fazenda, o governo cearense reduziu em 5% esse comprometimento. O índice é superior somente ao Rio de Janeiro, que manteve o mesmo percentual de comprometimento, além do Distrito Federal, que teve uma redução em 4%. Atualmente, o Ceará possui uma dívida de R$ 3,2 bilhões, com comprometimento de 23% da sua receita.

O Estado com melhor desempenho na redução do comprometimento de sua receita é Goiás, com uma redução de 39%. Já o Pará possui o menor comprometimento, com apenas 8%.

Fonte: O Povo