-->

terça-feira, 8 de julho de 2014

“COPA DAS COPAS” - IRONIAS À PARTE


A mídia “oposicionista e raivosa”, os taxados de “pessimistas”, a tal “elite branca” que xingou a presidente, enfim os brasileiros que ainda conscientes, todos quebraram a cara! O Brasil, “país do futebol...” “venceu” todos os obstáculos em campo e nas ruas e oferecemos ao mundo o “maior espetáculo da terra”... Os narradores (que falta fez um Luciano do Vale) com suas arrancadas aos gritos forçados e exagerados impulsionaram a torcida que, sem dinheiro..., não entrou nas tais arenas. Crônicas (verdadeiras pérolas) tentando (apenas tentando) lembrar os Rubens, Millôs, Veríssimos e outros mais, com comentários nada pueris, nem ridículos, deram um show à parte em todos os programas esportivos. As estatísticas de tamanha relevância que dispensá-las seria nossa derrota maior: “fulano correu tantos quilômetros; deu tantos passes, acertou tantos e errou outros tantos; a bola desenvolveu uma velocidade tal que quase foi multada...”  Já os comentaristas os que aspiravam ao lugar do Felipão, os assessores dos narradores da vez, ditavam como as substituições deveriam ocorrer – quem deveria entrar e quem sairia; quem deveria se deslocar e para aonde, enquanto todos os nossos jogadores receberam rotulações “cabidas” como: “craques”, “incríveis”, “fantásticos” “gênios”, “heróis” e até “baitas”... A mídia futebolística foi de uma postura impecável, tal qual estavam perfilados alguns comentaristas de TV que além de empacotados nos seus paletós azuis colocavam as mãos cruzadas à altura da genitália e comentavam os lances, mesmo que entre si conflitassem por vezes. Pareciam até que iriam rezar comandados em cega obediência aos Frei Galvão e outros arranjados de última hora. Aliás, nunca na historia futebolística deste país vimos tantos ex-craques a “comentar” futebol.
Tudo saiu como a Dilma e até o Lula (aquele que não deus as caras, notaram?) previam – aeroportos funcionaram, arenas funcionaram, não houve protestos (mesmo porque era difícil até se aproximar já que todas as forças inclusive até as Forças Armadas proibiam qualquer manifestação e todos calaram o bico). Só tivemos “lucros” com o evento e os estrangeiros saíram abismados, agradecidos, encantados com tanta hospitalidade e nosso futebol. Brasil país de primeiríssimo mundo!... Os nossos jogadores juntamente com a equipe técnica sagraram-se “HEXA Campeões”, encheram os bolsos de dinheiro, serão doravante heróis por todos os tempos e o povo está feliz e revigorado... (Já a ojerizada FIFA, a que mais lucrou (e como lucrou!) sai rindo e mais rica.)
A dura e terrível realidade: Perdemos FEIO! (Pior seria se fosse para a Argentina...)Tudo, ou quase tudo valeu a pena já que somos o “país do futebol, do carnaval, das secas e das enchentes, o 7º no ranking mundial da violência, um dos últimos em educação, saúde”??? Porém, continuamos brasileiros sim!, com muito amor, mas com o orgulho abalado, quase decepcionados e alguns sem medo de dizer, de assumir. Bola pra frente, mas com os pés no chão, pois temos outras lutas e desde já comecemos bem votando com a consciência livre naqueles que deverão, têm por obrigação, mudar o país.


Fonte: Blog do Aquino