-->

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Caso de febre chikungunya é confirmado no Ceará



A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgou nota técnica, nesta quinta-feira, 17, confirmando a ocorrência de caso importado de febre chikungunya no Ceará, no município de Brejo Santo, no início deste mês. O paciente do sexo masculino, 25 anos, viajou em junho para a República Dominicana, conforme a Sesa. Ele se se recuperou e, na quarta-feira, 16, retornou ao Recife, onde mora.

Ele retornou ao Brasil no dia 1° de julho, indo direto de ônibus para Brejo Santos, onde visitaria a família. Os sintomas apareceram no dia seguinte, semelhantes ao da dengue. Em 3 de junho, o médico do paciente suspeitou de chikungunya e determinou o isolamento por dez dias, para evitar a transmissão autóctone.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Sesa informam que realizaram todos os procedimentos de investigação epidemiológica e controle vetorial para evitar a disseminação.


Doença
A febre chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e Aedes albopicus. A virose tem sintomas semelhantes aos da dengue – com dores mais fortes nas articulações e menos riscos de complicações.

A maioria dos pacientes melhora depois de sete a dez dias. A doença tem transmissão autóctone na África, Ásia e, a partir do final de 2013, em países do Caribe, como a República Dominicana, e, ainda, Haiti, Guiana, Guiana Francesa e Porto Rico. No Brasil, haviam sido registrados 20 casos, até o dia 10 de julho, conforme publicado pelo O POVO.

Segundo o infectologista Ivo Castelo Branco, coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das diferenças em relação à dengue é que dificilmente a doença evolui para complicações sérias ou quadros hemorrágicos. No entanto, existem casos em que as dores permanecem por meses.

Fonte: O Povo