-->

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sumiço de vereador completa uma semana e não há pistas, diz polícia



A Polícia Civil de Pontal (SP) continua sem pistas sobre o paradeiro do vereador e coordenador de esportes do município, Júlio César de Freitas, de 47 anos. Sete dias após o desaparecimento de Freitas, a família diz ainda ter esperanças de encontrá-lo vivo. Na segunda-feira (16), a Prefeitura começou a espalhar cartazes pela cidade com a foto do vereador e telefones de contato da família e da administração municipal.
Desaparecido desde a noite do dia 11 de junho, Freitas foi visto pela última vez com um grupo de amigos na cidade. Ele teria dito aos colegas que estava cansado e que iria para casa. Depois disso, o vereador, que mora com a mãe, não foi mais visto. Na manhã do dia 12 de junho, a porta da frente da casa de Freitas foi encontrada aberta. A mãe ainda encontrou um capuz na varanda e relatou à polícia que uma televisão foi levada do imóvel. No mesmo dia, o carro que estava em posse do vereador - um Celta alugado de uma seguradora - foi encontrado em chamas num canavial em Cajobi (SP).
De acordo com o delegado Targino Osório, a polícia ainda não tem informações sobre suspeitos ou sobre as causas do desaparecimento de Freitas. Na manhã desta quarta-feira (18), investigadores da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) se deslocaram até Cajobi - onde o veículo que o vereador dirigia foi encontrado - para novas diligências.
Drama
A prima do vereador, Shirley Pedro Berchan, conta que a família está angustiada por não ter nenhuma informação sobre Freitas. "A única coisa que a polícia fala é para a gente ter calma que eles estão trabalhando. Mas até agora não tivemos nenhuma notícia, nenhuma pista, nada. Só foi o carro encontrado naquela mesma madrugada que ele desapareceu", afirma.
De acordo com Shirley, a mãe de Freitas está abalada com a situação, mas ainda tem esperanças de encontrar o filho vivo. "A mãe dele está muito triste, até porque no dia que ele sumiu ela não viu nada. Só viu no dia seguinte a porta aberta. Ela ainda tem esperanças de encontrá-lo com vida, mas essa espera é cada vez mais angustiante", diz.
A repercussão do desaparecimento de Freitas tomou conta da cidade, conta Shirley. "Todo mundo está esperando desvendar esse caso. A cidade inteira fala disso, quer saber notícias dele", relata.
Homem tranquilo
Shirley, que é casada com um primo de Freitas, conta que sempre foi muito próxima ao vereador. Ela o descreve como um homem tranquilo e pró-ativo. "Ele é professor de educação física, eu sou diretora de escola. A gente conversava muito. Estávamos sempre juntos em reuniões. Ele é um cara tranquilo, queria abraçar o mundo", diz.
Segundo ela, Freitas viajaria nesta quinta-feira a Araraquara (SP), onde acontecem os Jogos Regionais da 5ª Região do Estado de São Paulo. "Ele iria para os jogos com uma turma grande da Prefeitura. Havia muitas equipes de treinamento que ele iria acompanhar hoje. Ele ganhava quase todas as competições", afirma.
G1