-->

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Safra no Ceará tem perda de 25% e mais 17 municípios estão em estado de emergência


A safra no Ceará teve uma perda de 25%, segundo números divulgados pelo diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Walmir Severo, durante reunião do Comitê Integrado da Seca do Ceará. Em algumas regiões do sertão cearense, as perdas chegaram a mais de 50%.
Os números são animadores com relação a 2013, que teve uma perda de 72%. "Este ano nós tivemos uma boa produção em virtude das chuvas, que foram finas, mas tiveram continuidade", disse Severo. No entanto, algumas regiões do sertão de Canindé e dos Inhamuns, o Sertão Central e o Vale de Jaguaribe registraram redução acima de 50%.
O nível dos açudes no Ceará também preocupa. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, as chuvas que caíram não foram suficientes para abastecer os açudes e, por este motivo, continuam as ações de abastecimento de água. "O Estado vai continuar com as ações de abastecimento d'água, seja através dos sistemas de abastecimento ou da construção de adutoras, da operação carro-pipa e do investimento em projetos produtivos”, disse o secretário.
Mais 17 municípios decretam estado de emergência
O Diário Oficial da União reconheceu em situação de emergência mais 17 municípios cearenses que sofrem com os efeitos da estiagem. O reconhecimento foi feito após apresentação da documentação dos municípios feita pelo Comitê Integrado da Seca.
Acopiara, Apuiarés, Aracoiaba, Canindé, Capistrano, Caridade, Caririaçu, Cariús, General Sampaio, Granjeiro, Ibaretama, Itapajé, Itapiúna, Ocara, Paramoti, Pentecoste e Tejuçuoca foram reconhecidas em situação de emergência. Ao todo, são 169 municípios em situação delicada no Ceará.
Bolsa-Estiagem e Garantia-Safra garantem assistência
Desde junho, cerca de 640 mil agricultores familiares vem sendo beneficiados com o Bolsa-Estiagem. O projeto oferece R$ 80 ao trabalhador e só encerra após a conclusão dos laudos de perdas de safra.
Além do programa, também está sendo agilizado o processo de elaboração de laudos de perdas de safras para serem enviados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Após a conclusão, serão iniciados os pagamentos do Garantia-Safra aos agricultores. Estima-se que trabalhadores de mais de 40 municípios confirmem a perda acima de 50%.
"El Niño" alerta para mais um ano de seca 
Segundo a Fundação Cearense de Metereologia, em 2015 é esperado o “El Niño”, fenômeno causado pelo aquecimento das águas e redução de ventos alísios, o que implica na mudança climática através da das correntes atmosféricas.
“Vamos solicitar uma audiência com o Governador Cid Gomes, através do Comitê da Seca para discutir as estratégias que o Estado deverá adotar para intensificar as ações de convivência com a estiagem”, afirmou o secretário Nelson Martins. A audiência poderá acontecer no final de junho
Diário do Nordeste.