-->

terça-feira, 10 de junho de 2014

Polícia Federal prende grupo que desviava cartões de crédito e débito em Fortaleza



Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (10), a Operação Malibu, que tem o objetivo de reprimir crimes cibernéticos, estelionato, furto qualificado, falsificação de documento, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensãoexpedidos pela Justiça Federal, sendo 9 em Fortaleza, 1 na cidade de São Bernardo (MA) e outro no município de Cajazeiras (PB).
De acordo com a PF, as investigações foram iniciadas em abril de 2012 em decorrência daOperação Olho de Boi, deflagrada em novembro de 2011, que apurou a prática decrimes cometidos por funcionários dos Correios de Fortaleza envolvidos no desvio de cartões de crédito e débito.
No decorrer das novas investigações, foi constatada a participação ativa de outro grupo criminoso que atuava há 3 anos no desvio de cartões de crédito e débito e correspondências do tipo "mala-direta" das agências dos Correios. Nas correspondências, as instituições financeiras ofereciam crédito a seus clientes, em seguida os cartões eram desbloqueados e posteriormente usados para a realização de compras no comércio de Fortaleza. 
Já as correspondências do tipo "mala-direta" eram utilizadas pela quadrilha para para efetuarempréstimos fraudulentos e consignados em nome das vítimas, após a obtenção dos dados pessoais. Depois da conquista dos dados, a quadrilha falsificava os documentos necessários para a abertura de contas bancárias para o depósito do valor do empréstimo.
Diário do Nordeste.