-->

sexta-feira, 6 de junho de 2014




O Ministério Público do Estado do Ceará apresentou hoje (5) o balanço final da operação Miragem, realizada em Quixadá. Ao todo, 25 pessoas, entre agentes públicos e empresários, foram denunciadas por crimes contra a administração pública no Município.

A operação Miragem é resultado de um ano de investigações no município de Quixadá. A juíza Ana Cláudia Gomes de Melo decretou na última segunda-feira (2) que os denunciados estão proibidos de exercer cargos públicos em Quixadá, em qualquer outro município cearense e no Estado do Ceará; e de ingressar nas sedes administrativas dos órgãos municipais de Quixadá. Além disso, ficam com os bens indisponíveis. Até o momento, cerca de 8 agentes públicos foram afastados.


O grupo é acusado de praticar fraudes processuais e licitatórias, falsidade ideológica e formação de quadrilha. Durante a operação Miragem, o MP verificou nove contratos com indícios evidentes de direcionamento, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2013. Foram licitações referentes ao aluguel de veículos, ao transporte escolar, à compra de peças, à merenda escolar, entre outros. O valor total desses contratos supera os R$ 15 milhões.

Os denunciados foram divididos em quatro núcleos de atuação, que são: núcleo de gestores, núcleo da Comissão de Licitação, núcleo jurídico e núcleo empresarial. Vale ressaltar que os 25 denunciados se tornam, tecnicamente, réus em um processo criminal. 

* Com informações do MP/CE