-->

terça-feira, 3 de junho de 2014

Deputados debatem criação da Região Metropolitana do Jaguaribe


A proposta de criação da Região Metropolitana do Vale do Jaguaribe será tema de audiência pública a ser realizada na próxima sexta-feira, 6, pela Assembleia Legislativa do Ceará, na cidade de Limoeiro do Norte. O evento atende a requerimento de autoria do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Casa, e acontece, a partir das nove horas, no auditório do Núcleo Informação Tecnológica (NIT), na Rua Cônego Bessa, 2381, Centro.

O parlamentar sugere a elaboração de um plano de ações estratégicas com objetivo de conferir avanços a um futuro projeto de região metropolitana. “Apesar de incipiente, o debate poderia caminhar no sentido de instituirmos uma região que vá além do mero conceito de conurbação adensada entre municípios. Que consiga se estruturar para receber investimentos públicos e privados,  se enquadrar como beneficiária de recursos previstos dentro dos orçamentos estadual e federal. Tudo na perspectiva da adoção de políticas públicas que potencializem o desenvolvimento regional, como acontece, hoje, no Cariri e em outros estados”, afirma Dedé Teixeira.

A Região Metropolitana do Vale do Jaguaribe surge como ideia que propõe a gestores pensar integração, organização, planejamento e execução dos serviços públicos com interesse comum entre os municípios. O rico potencial para a produção de alimentos na região jaguaribana, por exemplo, necessita, ainda hoje, de maiores incentivos, com ênfase na geração de emprego, distribuição de renda e constituição de infraestrutura econômica (comunicações, trânsito, transportes, distribuição de água, esgotamento sanitário, destinação final do lixo, etc.).

CONVIDADOS - Entre os participantes da audiência pública em Limoeiro do Norte, foram convidados prefeitos dos municípios do Vale do Jaguaribe (Russas, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Jaguaruana,Tabuleiro do Norte, Quixeré, Jaguaretama, Alto Santo, Pereiro, Iracema, Ibicuitinga, Jaguaribara, Palhano, São João do Jaguaribe,Itaiçaba, Ereré e Potiretama; representantes de Câmaras Municipais, Secretarias Estaduais de Infraestrutura e Cidades, Ministério Público Estadual, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), associações de moradores e universidades.

* Com informações do Gabinete do deputado estadual Dedé Teixeira (PT)




Fonte: Ceará News