-->

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Acusados de latrocínio e tráfico são condenados

O juiz Raimundo Lucena Neto, da 2ª Vara da Comarca de Russas, a 160 km de Fortaleza condenou os réus Ribamar dos Santos Filho, Eliésio Martins do Nascimento e Jéferson Thiago Sousa Almeida, respectivamente, a 28 anos e cinco meses, 21 anos e nove meses, e a 20 anos de reclusão pelos crimes de latrocínio e tráfico de drogas.
Segundo o processo, no dia 13 de fevereiro do ano passado, por volta das 22h, os três acusados abordaram Manuel Alves de Oliveira, que guiava uma motocicleta, e praticaram o assalto. Na ocasião, Eliésio Martins efetuou um disparo contra a vítima, que não resistiu aos ferimentos.
No dia seguinte, policiais militares do Destacamento de Russas surpreenderam Ribamar dos Santos e Jéferson Thiago com a motocicleta roubada. Em seguida, encontraram 39 papelotes de maconha na residência de Ribamar e prenderam o trio.
Depoimento
Em depoimento, os três acusados negaram ter cometido o latrocínio. Ribamar, no entanto, confessou apenas o crime de tráfico de drogas. Disse que o entorpecente era destinado à venda e pertencia a ele e Eliésio.
O Ministério Público Estadual (MPE) denunciou os três acusados pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Eliésio Martins e Ribamar dos Santos também foram denunciados por tráfico de drogas.
Conforme os autos, os advogados de defesa dos réus alegaram ausência de provas.
De acordo com a sentença, a participação dos acusados ficou comprovada. "No que tange à autoria e participação, as provas colhidas levam à consideração de que Eliésio Martins do Nascimento foi o autor do crime, atuando Jéferson Thiago Sousa e Ribamar dos Santos Filho como partícipes", afirmou o magistrado. O juiz também concluiu que havia acordo entre Ribamar dos Santos e Eliésio Martins no que diz respeito à venda de substâncias entorpecentes.
Mutirão
Mutirão realizado pela Corregedoria Geral da Justiça do Ceará na 1ª e 2ª Varas da Comarca de Crateús, distante 354 km de Fortaleza, analisou 1.516 processos em cinco dias. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (2), pelo corregedor-geral, desembargador Francisco Sales Neto, supervisor dos trabalhos. Na 1ª Vara foram proferidas 456 sentenças cíveis e criminais, 675 despachos e 115 decisões. Na 2ª unidade foram 122 sentenças, 19 decisões e 120 despachos. A força-tarefa começou no último dia 26 e se estendeu até sexta-feira (30). A iniciativa teve o objetivo de reduzir o acervo processual nas unidades.

Fonte: Diário do Nordeste