-->

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Radialista cearense é a “voz do Castelão” nos jogos da Copa do Mundo em Fortaleza



Ladies and gentlemen…” Nos últimos 12 meses, muita gente pediu para Cláudio Canadá dizer isso, em inglês. Sua voz é inconfundível, entre quem esteve nos jogos de Fortaleza na Copa das Confederações, em 2013. Radialista há 28 anos, ele é o locutor oficial do Castelão nos eventos da Fifa. E já está na contagem regressiva para a Copa do Mundo.

Cláudio está à frente do sistema de som do Castelão, na locução em português e inglês. O domínio do segundo idioma foi fundamental para a maior oportunidade profissional de sua vida. “A Fifa precisava de alguém fluente, então surgiu o convite”, conta o radialista de 43 anos, locutor da rádio Jangadeiro FM.
Se na emissora a linguagem é despojada, no Castelão o ritmo é outro. A exigência segue o “padrão Fifa”: a locução tem que ser imparcial, sem vibração, e no momento certo. “É muito tenso. Por exemplo, eu recebo orientações para falar sobre o Fuleco às 15h52min25. Até os segundos!”, surpreende-se.

No microfone, Cláudio não fala nada no improviso. Tudo que é dito está num roteiro escrito por outra pessoa. Além do locutor, outros sete profissionais fazem parte da equipe que cuida do som e do telão: coordenador, produtor, operador de áudio, técnico de áudio e vídeo, outro técnico de vídeo, editor e DJ.

FONTE TRIBUNA DO CEARÁ