-->

terça-feira, 27 de maio de 2014

Zona de convergência se afasta e chuvas voltam a ser escassas no Ceará, afirma Funceme



O período chuvoso está cessando no Ceará. Nos últimos dois dias, praticamente não foram registradas precipitações no Estado - apenasTrairi apontou chuva de 1 mm nesta terça-feira (27). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fim da quadra chuvosa se deve ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Conforme a meteorologista Dayse Moraes, a zona esteve atuando no Ceará entre fevereiro e o início de maio, quando a intensidade das chuvas foi mais intesa. Entre os meses dejunho e julho, as precipitações devem ser restringir à zona litorânea do Estado.
As chuvas são mais fortes entre abril e março, quando a zona de convergência atua de forma mais intensa. Após o fim de maio, quando se encerra a quadra chuvosa, as chuvas irão ocorrer somente em áreas de instabilidade, principalmente no litoral", disse a meteorologista.
Quadra chuvosa não atinge média
Como já era esperado, a quadra chuvosa no Ceará não atingiu a expectativa pela terceiro ano consecutivo. Conforme Dayse Moraes, o fato aconteceu devido à ocorrência de chuvas muitos dispersas no Estado.
"A quadra chuvosa ficou abaixo da média novamente, principalmente pela falta de chuvas generalizadas no Estado. Nesse período, foram poucos os dias em que todas as regiões registraram precipitações", disse a meteorologista. 
Em janeiro, a Funceme já previa que as chuvas ficariam abaixo da média no Ceará em 2014. O órgão dava uma probabilidade de 40% para que a quadra não atingisse a expectativa.
Diário do Nordeste.