-->

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ministro da Saúde reúne consórcios públicos do setor no Ceará


O ministro da Saúde, Artur Chioro, reúne-se, nesta sexta-feira (9), em Fortaleza, com os presidentes dos consórcios públicos de saúde do estado do Ceará. O encontro foi articulado pelo deputado federal José Guimarães (PT), a pedido de prefeitos. Na pauta, a participação da União no custeio das policlínicas regionais.

De acordo com o parlamentar, o modelo de descentralização adotado no Ceará tem viabilizado a implantação de uma das maiores redes de saúde pública do Brasil, merecendo apoio do governo federal. “A presença do ministro nesse diálogo é uma demonstração da importância do tema. Vamos buscar soluções para viabilizar o atendimento de qualidade às famílias de todas as regiões”, disse Guimarães.

O modelo de Consórcios Públicos em Saúde existente no Ceará funciona como uma estratégia de fortalecimento da regionalização da saúde, ampliando a assistência de média complexidade nos municípios que não possuem condições técnicas ou financeiras para oferecer determinados procedimentos na rede pública.

O Estado tem 21 consórcios, distribuídos por todas as regiões do Estado, compostos por uma unidade de Policlínica e de Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Atualmente, apenas os CEO recebem recursos federais.

As policlínicas oferecem consultas especializadas em diversas áreas, eliminando a necessidade de deslocamento de pacientes para Fortaleza, além de exames complexos. Nelas também estão disponíveis os serviços de profissionais nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e outros.

Já o Centro de Especialidades Odontológicas oferece consultas especializadas em cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Facial, endodontia, periodontia, ortodontia e outros. O equipamento oferece também, os serviços de diagnóstico e detecção do câncer bucal, por meio de biopsia, e a realização de radiografias periapicais, panorâmicas e cefalométricas digitais.

* Com informações da assessoria do deputado federal José Guimarães

Fonte: Ceará News