-->

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Inadimplência do consumidor registra alta de 2,4% em abril

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apresentou crescimento de 2,4% em abril, na comparação com março deste ano. Foi a sexta alta mensal ocorrida nos últimos sete meses, ou seja, desde outubro/13. Na variação anual – abril de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o índice registrou queda de 2,2%, No acumulado do primeiro quadrimestre de 2014, a inadimplência está 2,6% menor que o mesmo período do ano passado.
Segundo os economistas da Serasa Experian, apesar da inadimplência do consumidor ainda estar num patamar mais baixo neste ano do que o mesmo período do ano passado, a sequência de altas mensais (seis nas sete últimas leituras do indicador) revela que os consumidores estão encontrando cada vez mais dificuldades para honrar em dias seus compromissos. Neste sentido, a alta da inflação e as taxas de juros cada vez mais elevadas dificultaram o ambiente para o consumidor honrar as suas dívidas em abril, ocasionando elevação da inadimplência.

Duas modalidades de inadimplência do consumidor apresentaram altas em abril de 2014: as dívidas com bancos, que aumentaram 6,7%, e exerceram contribuição positiva de 3,0 p.p.; e os títulos protestados que subiram 7,3%, efetuando contribuição de 0,1 p.p.. A inadimplência não bancária (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e os cheques sem fundos apresentaram quedas de 0,1% e de 5,7%,contribuindo de forma neutra com 0.0 p.p. e negativa com 0,7 p.p.,respectivamente. 



Fonte: Ceará News