-->

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Funceme registra chuvas em 31 municípios do Ceará

Russas. A chuva tão esperada para o fim de semana não decepcionou os moradores da Região Jaguaribana, onde as precipitações foram registradas em vários municípios. Depois de quase 10 dias de muito calor, a chuva serviu para amenizar o tempo seco. Neste município muita gente aproveitou para tomar banho de chuva e no interior agricultores comemoraram a chuva repentina, além de fortalecer a certeza do agricultor em safra na agricultura de sequeiro.
Ontem, data em que se comemorou o Dia das Mães, o Radar da Funceme mostrou nuvens carregadas sobre a região norte e central do Estado, além da região Jaguaribana.
Choveu em 31 cidades do Ceará entre a manhã de sábado e a manhã de ontem, de acordo com a Funceme. No interior do Ceará, as chuvas mais fortes foram registradas em Tamboril, com 61 milímetros.
No sábado choveu 55 mm na cidade de Senador Sá e a maior chuva foi em Tamboril, 61 mm. Ontem a chuva foi rápida e com fortes pancadas de chuva, neste município nem os trovões assustaram a população que aproveitou para se refrescar com um banho de chuva.
Agricultura
Houve precipitação rápida também nas cidades de Limoeiro do Norte e Quixeré. A chuva rápida foi bastante comemorada pela população do campo, onde após longos dias quentes de repente viu água para plantação. Para a agricultora Ivaldene Saraiva, que mora na comunidade de Carnaúbas, na cidade de Quixeré, a pouca chuva que chega ao sertão é um alívio para quem arrisca plantar.
"Diante da seca desses últimos dias, essa chuva é bastante eficaz para nossas produções de banana, feijão e o milho, onde alguns agricultores se arriscaram e plantaram com a esperança de um inverno", afirma. Na sua opinião, a quadra desponta bem mais favorável para o campo do que no ano passado, onde praticamente não foi possível safra nas pequenas propriedades.
As precipitações foram ocasionadas atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Para hoje, o Ceará ficará com o céu parcialmente nublado e possibilidade de ocorrerem chuvas isoladas nos municípios do centro-norte.
Segundo a Funceme, poderão ocorrer chuvas isoladas, amanhã, em todo o Ceará, principalmente entre a tarde e a noite, por causa da proximidade da Zona de Convergência Intertropical sobre o norte do Nordeste brasileiro.
FONTE DIÁRIO DO NORDESTE