-->

terça-feira, 13 de maio de 2014

Dilma promete transposição do rio São Francisco concluída em 2015


A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta terça-feira, 13, que a conclusão das obras de transposição do rio São Franciscodeve acontecer em 2015. Dilma esteve hoje visitando trechos da obra. No Ceará, ela avaliou os trabalhos no município de Jati, acompanhada do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e do governador do Estado, Cid Gomes (Pros). 

Quando iniciamos a obra aqui, éramos bastante inexperientes, porque o Brasil jamais fez uma obra dessa dimensão e dessa proporção (...) Tivemos um conjunto de resistências quanto uso do São Francisco”, ressaltou a presidente. Dilma reconheceu que houve atrasos no processo. “É uma obra complexa (...) Não é pura e simplesmente abrir um canal e sair botando água nele. Implica numa serie de processos que ao longo do tempo foram sendo refeitos”, defendeu. 

Ela pontuou ainda que houve uma “subestimação da obra” e disse não acreditar que uma construção do porte da transposição, em outro lugar do mundo, levaria dois ou três anos para ser feita. 

Discurso
Durante discurso em palanque, a presidente defendeu as melhorias para o Nordeste. “Antes, as pessoas que passavam aqui eram retirantes, que iam para o Sudeste. Essa obra traz os nordestinos que saíram daqui de volta para as suas terras. Vai garantir que nós consigamos passar por qualquer período de seca”, disse Dilma. 




Redação O POVO Online
com informações do repórter Bruno Pontes (enviado a Jati)