-->

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Operação do MP e Polícia Civil prende prefeito de Aiuaba

Uma operação de combate à corrupção desencadeada, na manhã desta quarta-feira (23), pelo Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com a Polícia Civil do Estado do Ceará, culminou na prisão preventiva do prefeito de Aiuaba, Airton Araújo. Também foram presos preventivamente o secretário de Finanças do município; o tesoureiro do município e um irmão do prefeito que, mesmo sem exercer cargo público, é apontado como controlador das receitas de combustíveis para os veículos do município, configurando-se a usurpação de função pública.
As investigações, realizadas pelos promotores de Justiça auxiliares da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), tramitam sob segredo de Justiça. Os réus são acusados de praticarem vários crimes contra a administração pública, tais como: fraude a licitações, lavagem de capitais, peculato, quadrilha ou bando, desvio de verbas públicas e enriquecimento ilícito.
Além do cumprimento dos quatro mandados de prisão, expedidos pelo desembargador Haroldo Máximo, os promotores de Justiça também efetuaram sete mandados de busca e apreensão. O desembargador também concedeu a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, bem como o afastamento imediato de todos os envolvidos de seus respectivos cargos.
Créditos Roberto Moreira