-->

terça-feira, 29 de abril de 2014

Morre aos 93 anos ex-presidente do Supremo Aldir Passarinho



O ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Aldir Passarinho morreu nesta terça-feira (29), aos 93 anos, em Brasília.

Ele estava internado em um hospital da capital federal, onde realizou na última quinta-feira umacirurgia de emergência, após ter o intestino perfurado durante uma diálise (processo de filtragem do sangue). O magistrado ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva, mas não resistiu.

Segundo familiares, o corpo deve ser velado no Supremo, mas, até o início da tarde, ainda não havia informações sobre o sepultamento.

Nascido no Piauí em 21 de abril de 1921, Aldir Passarinho era bacharel em direito. Teve diversos cargos no Executivo federal, como subchefe para Assuntos da Administração Geral, em 1964, até ingressar na magistratura, em 1967.

Passarinho foi nomeado em agosto de 1974 para o Tribunal Federal de Recursos, que depois mudou de nome para Superior Tribunal de Justiça (STJ). No tribunal de recursos, ficou até 1982, quando foi nomeado para o Supremo.

Ele assumiu a presidência do STF por dois meses, em 1991, quando deixou o cargo em razão daaposentadoria compulsória, ao completar 70 anos. O ministro também integrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Conselho da Justiça Federal.

Aldir Passarinho era pai do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Aldir Passarinho Júnior.

Fonte: G1