-->

sábado, 26 de abril de 2014

Igrejas em Canindé são alvo de assaltantes



Conhecida pelas romarias, esta cidade, situada no Sertão Central do Ceará, vem enfrentando uma onda de arrombamentos nos últimos meses. Omais novo alvo dos ladrões, foi a Igreja de Nossa Senhora das Dores, localizada ao lado da Praça Nem Martins, no centro comercial da cidade. A instituição já foi arrombada pela quarta vez.

A última vez que ocorreu o fato foi no dia 7 de abril deste ano. Segundo o chefe do setor de segurança da paróquia, sargento Oliveira, as pessoas que estão agindo nesse tipo de crime são profissionais. "Mesmo com osistema de segurança do templo religioso, eles conseguiram arrombar os cadeados e entrar na igreja, sem deixar vestígios".

Conforme informações destacadas nos boletins de ocorrências prestados na Polícia, os roubos às igrejas de Canindé, começaram exatamente no dia 14 de novembro de 2011. No ano passadopelo menos seis instituições religiosas foram arrombadas no município, entre católicas e evangélicas, situadas em vários bairros da cidade.


Cofres
Como as homenagens a São Francisco, que começam depois da eleições deste ano, já movimentam a cidade as doações colocadas em cofres, viraram alvo da cobiça dos ladrões. A cidade é considerada o maior centro de peregrinação no Brasil, de devotos de São Francisco, com uma média de dois milhões de fiéis.

A Igreja de Cristo Rei, no Bairro do Monte, também já foi arrombada. Na mesma avenida onde estão localizadas duas igrejas na cidade, fica a Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé.

A proximidade com a Polícia e as grades que cercam as Igrejas de Nossa Senhora das Dores e de Cristo Rei não foram suficientes para impedir os ladrões de invadir a igreja, que foi roubada duas vezes em menos de uma semana em 2011.

De lá, foram levados dinheiro e equipamentos de som utilizados nas missas. A Igreja de Nossa Senhora das Dores foi alvo de quatro tentativas de assalto. Os suspeitos entraram, mas não encontraram nada de valor. No Convento das Irmãs Clarissas, o primeiro roubo em 17 anos, foi registrado no dia 12 de novembro de 2011 e mudou a rotina das freiras. A capela, que estava sempre aberta, foi fechada com grades para proteção.

"Eles pegaram o cofre. Eu acredito que não foi só um, para pular um muro desses. Tiraram o dinheiro e deixaram o cofre lá", afirmou a irmã Ana Clara.


Nem a principal igreja da cidade, a Basílica de São Francisco, escapou da ação dos marginais. No dia 12 de dezembro de 1999, um bandido ficou dentro do templo sagrado, depois da missa das 18 horas para levar todo dinheiro do cofre, mas acabou preso por policiais militares. Mesmo assim, a segurança foi reforçada, no local, por câmeras e vigilância particular.

"Eles chegam com ferramentas pesadas, que abrem qualquer coisa que querem. É triste a pobreza espiritual, a fragilidade humana que está na nossa juventude", criticou o pároco, Frei João Hamilton dos Santos.

As pessoas estão assustadas com tantos assaltos. "Se estão atingindo até na casa de Deus, imagine nas casas das pessoas", disse a professora Maria Almeida. Para quem visita à cidade, é uma surpresa. "A gente chega aqui e não sabe como são as coisas. Pensa que está seguro dentro de uma igreja. Quando vai ver não está", diz a turista Roberta Santiago Abreu Dias, de Santana do Acaraú.

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Canindé, tenente-coronel Natanael Cavalcante, disse que existe uma equipe do serviço reservado nas ruas para identificar esses delinquentes, que na sua maioria são menores, segundo ele. "Estamos 24 horas nas ruas da cidade e sempre dando uma resposta a sociedade, quanto aos ladrões das igrejas, será uma questão de tempo para colocarmos as mãos nesses meliantes", finalizou.

Fonte: Diário do Nordeste