-->

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Dnocs recebe recursos do Água para Todos para combater seca




Os R$ 20 milhões para investimento em sistemas simplificados de abastecimento de água do Programa Água para Todos, que haviam sido contingenciados no fim de 2013, foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional para aplicação em pequenas comunidades rurais atingidas pela seca. O fato foi discutido na sede do DNOCS em Fortaleza com os coordenadores do Departamento nos estados, o andamento da perfuração de poços, instalação de chafarizes, reservatório elevado de água, barragens subterrâneas e pequenas adutoras para o abastecimento domiciliar das famílias.

O diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes Daniel Júnior, e o diretor de Infraestrutura Hídrica, Glauco Mendes, colheram, na ocasião, dados sobre a execução do Programa Água para Todos, as pendências e o cronograma para realização dos serviços contratados. Foram solicitadas pelo Diretor Geral informações dos coordenadores estaduais sobre a quantidade de poços perfurados em 2012, 2013 e 2014. O total em 2013 foi estimado em mais de 2 mil unidades. Só a Cest da Paraíba perfurou 343 poços, observou o diretor de Infraestrutura.

No Ceará, foram assinados dois contratos, um de perfuração de 183 poços com adutora e outro para a perfuração de 248 poços com chafariz. Com o contingenciamento, o total de poços com chafariz foi reduzido para 132 dos quais 50 foram com motobomba foram concluídos e 10 com adutora. A empresa aumentou de três para cinco as máquinas perfuratrizes. O contrato vai até maio.
CRÉDITOS CEARÁ NEWS.