-->

domingo, 13 de abril de 2014

Dez prefeituras cearenses não enviaram dados ao TCM

Um levantamento finalizado na última quinta-feira (10) e divulgado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE), mostra que um total de 10 prefeituras cearenses e 01 câmara municipal deixaram de enviar dados ao Sistema de Informações Municipais (SIM), e estão descumprindo o art. 42 da Constituição Estadual.

As unidades gestoras são obrigadas a enviar demonstrativos informatizados acerca das contas mensais relativos à aplicação dos recursos recebidos e arrecadados, e ainda, dos balancetes demonstrativos e da respectiva documentação comprobatória das receitas e despesas e dos créditos adicionais.

As Prefeituras Municipais identificadas em situação irregular em 2014 são: Aiuaba, Aracoiaba, Banabuiu, Crato, Guaramiranga, Itapajé, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Potengi e Solonópole; enquanto a Câmara Municipal de Moraújo encontra-se na mesma situação de inadimplência perante o SIM.


O descumprimento da lei impõe aos municípios penas que vão desde a suspensão de repasses de recursos voluntários, impedimento na assinatura de convênios, à instauração de provocação para apuração de responsabilidade.


O levantamento foi concluído na última quinta-feira (10) pelo Tribunal de Constas dos Municípios (TCM). O Presidente do TCM, Conselheiro Francisco Aguiar, encaminhou ao Governador Cid Gomes a relação dos municípios inadimplentes com o SIM. Além do ofício enviado ao Governador, também foi feita comunicação à Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado e à Secretaria da Fazenda para adoção das medidas que forem consideradas cabíveis. 


Ceará News