-->

sexta-feira, 21 de março de 2014

Nova lei regula estacionamentos em Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou hoje, dia 20 de março, pela manhã, projeto de lei de autoria do vereador Acrísio Sena (PT) que regulamenta o funcionamento dos estacionamentos em Fortaleza. Dentre as novidades, a nova lei estabelece que, ultrapassada a primeira hora de permanência, a cobrança deverá ser fracionada, proporcional ao tempo efetivamente utilizado pelo consumidor, a cada 15min. A tolerância, em caso de desistência do uso do serviço, será de 20min nos shopping centers e de 10min nos demais estabelecimentos. Os estabelecimentos deverão manter relógio exposto à vista do consumidor para controle, bem como tabela com os preços praticados.    


Vários questionamentos comuns dos consumidores agora estão regulamentados. Os estacionamentos serão obrigados a destinar 5% das vagas para idosos e outros 2% para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Serão também responsabilizados por danos aos veículos sob sua guarda, sendo proibido, inclusive, colocar placas dizendo o contrário. Os estabelecimentos terão 90 dias para se adequar à lei, sob pena de advertência, multa ou interdição.
No mesmo dia, também foi aprovo Projeto de Lei Complementar modificando a Lei de Uso e Ocupação do Solo, permitindo que seja autorizado funcionamento de estacionamentos próximos uns aos outros, desde que seja realizado estudo prévio de viabilidade pela Prefeitura. Antes, a lei municipal proibia – sendo fartamente descumprida – estabelecimentos desta natureza funcionando a menos de 100 metros um do outro.
* Com informações da assessoria do vereador Acrísio Sena Crédtido site Ceará News.