-->

segunda-feira, 31 de março de 2014

Governo vacina 2,4 mi de meninas contra HPV


O governo federal já vacinou cerca de 2,4 milhões de meninas entre 11 e 13 anos contra o HPV, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Ministério da Saúde
 
Esse público representa 58% da meta definida pela pasta, de alcançar 80% das garotas nessa faixa etária --o equivalente a 4,1 milhões. A campanha começou há pouco menos de um mês, em evento com participação da presidente Dilma Rousseff e do ministro Arthur Chioro (Saúde) em escola de São Paulo. 
 
O Estado é o segundo com maior adesão à vacina: ao todo, 643.246 meninas foram vacinadas em São Paulo, o que corresponde a 80% da meta. Santa Catarina é o único com desempenho mais adiantado --85% do objetivo já foi alcançado. 
 
Rio Grande do Sul aparece em terceiro, com 73% da meta. Na semana passada, o ministério suspendeu um lote com 89 mil vacinas contra o HPV no Estado após relatos de "reações adversas" de meninas que tomaram a vacina na capital e em Veranópolis (a 152 km de Porto Alegre). 
 
A segunda dose será aplicada num prazo de seis meses e a terceira, de reforço, em cinco anos. De acordo com o Ministério da Saúde, Estados do Norte alcançaram o menor índice de cobertura: a região atingiu, até o momento, 38% da meta. Amazonas (8%) e Amapá (17%) são os Estados com menores percentuais.

Créditos Diário do Nordeste.