-->

segunda-feira, 24 de março de 2014

Agência vê mais risco de calote a investidores e corta nota do Brasil


A agência de avaliação de risco Standard & Poor's (S&P) cortou a nota de crédito do Brasil de "BBB" para "BBB-". Entre as razões para a decisão, a agência afirmou que a dívida do governo brasileiro é alta e não há sinais claros de como vai resolver isso. Também há preocupações com o PIB baixo e o endividamento dos consumidores.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não comentou a decisão ao chegar à sede do ministério no começo da noite desta segunda-feira (24).
Apesar do rebaixamento, o país ainda ficou num nível de "grau de investimento", ou seja, é considerado um bom pagador, um lugar recomendável para se investir. 
"Nós revisamos a perspectiva do Brasil para estável, não esperamos qualquer mudança adicional no curto prazo", disse a analista da S&P Lisa Schineller. "Estamos muito confortáveis com o Brasil em uma categoria de grau de investimento."
A agência havia informado, em janeiro, que poderia rebaixar a nota da dívida pública do Brasil ainda neste ano, mesmo antes das eleições de outubro. A tendência é de manutenção dessa nota, já que a agência revisou a perspectiva de "negativa" para "estável".
Créditos site da Uol.